Escrever sobre algo que você ama é extremamente difícil. Como dosar bem a quantidade certa de emoção e razão na hora de escrever? Como encontrar as palavras certas? A medida certa? O equilíbrio perfeito entre ambos?

Quem escreve resenhas de séries de livros que ama sabe bem como isso é, certo? Mas não é apenas blogueiros que passam por isso. Você já tentou contar a alguém como é aquele livro mágico que acabou de ler e se empolgou demais a ponto de esquecer completamente que seu foco era pra ser sobre a história? Eu já passei por isso várias vezes A Rapha e a Ka bem sabem disso.

Acho que não é bem diferente de quando nos apaixonamos perdidamente pela primeira vez. Aquele friozinho na barriga, a apreensão, os suspiros exasperados, o brilho nos olhos... Alguém aqui se identifica? Como falar sobre algo que amamos sem deixar o lado emocional tomar de conta? Pra ser bem sincera, eu não consigo. Ao menos, não muito bem.


 Então o que você faz na hora de preparar seus posts, Cássia?

Bom, primeiro eu me deixo desfrutar desse sentimento de encantamento sozinha. Penso na história, releio minhas melhores quotes (no caso de livros), revejo as melhores cenas (no caso de filmes e séries), converso com alguém que já leu/assistiu e desfruto um pouco mais aquela nova paixão.

Na hora de escrever é quando me deixo colocar toda a emoção “no papel”, afinal sempre gostei de fazer isso: transpassar minhas emoções para palavras escritas. Porque teria que ser diferente na hora de escrever resenhas? Mas nem todo mundo quer saber como é o seu mundinho cor de rosa. Alguns preferem os fatos, a parte racional disso tudo, certo? É aí que eu recorro a uma ajuda infalível: O Google. Pego informações técnicas a respeito, sinopses e curiosidades e monto uma introdução ao tema para depois discorrer sobre ele com minhas palavras e concluir com o que achei da obra, tomando o máximo cuidado pra não spoiler e nem exagerar. 



14 Comentários

  1. Muito bom!
    Concordo que não tem razão para tirar os seus sentimentos das resenhas, mas que também é bom passar uma parte mais técnica do livro. Então, acho que o seu jeito super funciona!
    Também tenho uma dificuldade imensa em excluir minhas emoções na hora de informar sobre o que eu amo. Algumas vezes isso é ruim, outras, nem tanto.
    No final das contas, acho que vale ponderar e aprender a se colocar adequadamente em cada momento.
    bjs

    ResponderExcluir
  2. Perfeito, Cassia.Agora que tb sou resenhista de livros num blog literario sei bem como eh trabalhoso criar uma resenha ao mesmo tempo tecnica e que envolva a emoçao e o sentimento de quem leu. Ambos sao importantes. Sou conhecida pela paixao que coloco quando falo dos livros que leio. Procuro ser fiel a um resumo do livro, pra quem gosta dos detalhes. Mas tb ser sincera com o que senti ao ler o livro.
    Adorei suas colocaçoes, temos muito em comum!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Oi Cássia..
    Concordo com você que muitos não querem saber de nosso mundo cor-de-rosa. Sabe que nunca tinha pensado nisso antes.
    O importante em um blog literário é jogar um pouco de emoção, mas sem deixar os fatos de lado.
    Gostei do post..

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  4. Você está certa... Quando eu gosto de um livro/série, seja o que for... Se eu realmente gosto eu fico empolgada demais e preciso contar não só a história, mas geralmente eu quero falar o que eu achei.. Quando não resolvo falar apenas aquilo que eu achei.. hahaha
    Na hora de fazer resenha, tem que tentar manter o foco e separar um cantinho para demonstrar nossas emoções sobre o assunto, pelo menos é assim que eu vejo. haha ><
    Adorei a forma como você descreveu. =)

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  5. Realmente falar sobre o que amamos sem nos perdermos na descrição é difícil. Mas as vezes tudo o que precisamos é falar exatamente sobre isso: A paixão que sentimos por uma série, um filme ou um livro. Claro que com alguém que entenda, alguém que sinta o mesmo que você. Afinal, tem coisa melhor que enaltecer o que amamos?

    ResponderExcluir
  6. OI!
    Me identifiquei muito com esse post. Escrevo também, para relaxar e é meio difícil controlar o lado sentimental para esvaziar todas as nossas opiniões em um papel ( no meu caso, é até bom os sentimentos no comando). Como você disse, tem que primeiro se preparar, bota em equilíbrio tudo o que é necessário e depois escrever.

    ResponderExcluir
  7. Eu nunca consigo fazer uma resenha completa assim que acabo de ler algo.
    Eu sempre preciso dar um tempo, pros meus sentimentos sobre o livro aflorarem.
    E também fico naquela dificuldade de expressar quando o livro é perfeito!

    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Tmb passo por isso ,tentando contar para meus amigos como é o livro ou serie que amo ,e sempre ,sempre mesmo acabo exagerando ,e claro perdendo o foco ,começo com a historia dai tenho que explicar tudo direitinho ate como são os personagens !!!!

    ResponderExcluir
  9. Olaaa
    eu sou do tipo que sempre tenta convencer os amigos a ler tudo que eu amo kk e esse negocio de tentar prender a atençao da pessoa sem contar spoiler, é muuuito dificil!! mas ja convenci muitos de lerem meus livros favoritos *-* e sempre se encantam com a historia tambem!

    ResponderExcluir
  10. Eu passo muito por isso quando vou falar com meus amigos,agora quando vou escrever pro blog que ainda está no início tento me conter ao máximo

    ResponderExcluir
  11. Nossa, tudo que eu queria era conseguir escrever sobre livros que gosto, mas infelizmente não tenho esse dom. Sou péssima mesmo pra escrever. As poucas vezes em que escrevi, foi quando li algum livro que era cedido pelo autor e este exigia que fosse feita uma resenha, mas mesmo assim, nunca consigo expressar aquilo que eu senti quando li o livro. Por isso amo os blogs literários... rsrs

    Bjok

    ResponderExcluir
  12. Show Cassia, eu sou a mais emotiva possivel, então, tenho qeu evitar ao maximo falar do livro log oque termino, porque me empolgo tanto que deixo escapar coisas que nao podem escapar. Entao acho que nunca poderia ter um blog, soltaria spoilers mesmo sem querer.

    ResponderExcluir
  13. Sim muito dificil falar do que amamos, o pior é quando a blogueira se empolga e me fala que o personagem morrreu kkkkkkkkkkk
    fiquei pra morreu,amando seu blog ;)

    ResponderExcluir
  14. Olá, Cass.
    Eu sou do time que gosta de resenhas mais racionais, mas sei bem como é difícil ser racional sobre aquilo que amamos. Fica muito difícil mesmo; também tenho um pouco dessa dificuldade na hora de resenhar. ahaha
    Ótima postagem e dica.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de agosto. Serão dois vencedores e um deles levará um vale compras!

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)