Sinopse

Se você encontrasse um lugar onde todos o aceitassem... Seria capaz de abandoná-lo? Sophie se esconde de todos e de si mesma: insegura, não consegue enxergar sua beleza e talento, e sente dificuldade em se relacionar com os outros. Seu dia a dia se perde entre os caminhos tortuosos dos que convivem com a depressão e o bullying, e a jovem aos poucos vai se fechando na escuridão de seus pensamentos. Desamparada e sem coragem de lidar com seus problemas, ela acaba descobrindo um lugar mágico: um Reino onde as vozes não se calam e as criaturas encantadas se tornam reais. Um local colorido onde ela finalmente poderá se encontrar. Dividida entre a realidade e a fantasia, Sophie contará com a ajuda preciosa de um rapaz comum e uma guardiã encantada, que lhe mostrarão os segredos da alma e a farão decidir se vale a pena enfrentar seus medos ou viver em um eterno conto de fadas.



Quando eu vi a capa desse livro foi amor à primeira vista e pensei comigo “eu tenho que conhece-lo”! Em um dia dos meus muitos nadas que faço no meu trabalho, estava olhando promoções de livros no submarino e por acaso encontrei esse e me encantei. Quando li a sinopse, me encantei mais ainda e logo adicionei a lista de desejados. Pra aumentar mais ainda minha felicidade, soube que ele tinha um segundo volume chamado O Mundo das vozes silenciadas e esse segundo volume entrou como prêmio de um sorteio em um blog que eu sigo e adivinhem? Eu ganhei! \o\o\o\o e foi aí que eu comprei o primeiro volume.

O Reino das Vozes que não se Calam conta a história de Sophie, uma garota que sofre bullying na época escolar por ser considerada magra demais para o gosto de seus colegas e por se vestir fora dos padrões considerados “aceitáveis”. Sophie é solitária e totalmente ignorada na escola, exceto por sua melhor amiga Ana que é curiosamente, a garota mais popular do colégio. No início do livro, acompanhamos o sofrimento de Sophie e tudo de ruim que ela tem vivido e vemos, logo em seguida, sua vida tomar um rumo totalmente diferente e inacreditável.

Após ocorrer uma briga terrível entre Sophie e sua melhor amiga em uma festa, ela é sugada para um novo Reino (que é chamado exatamente assim: “O Reino”), onde ela descobre ser princesa de lá e que, ao contrário do mundo real onde ela é ignorada, no Reino ela é amada por todos.

De início, Sophie pensa que teve apenas um sonho lúcido e começa a pesquisar freneticamente sobre isso. Ela tenta, de todas as formas, voltar para lá e quando finalmente consegue, ela descobre que o que viveu não foi um sonho e acredita que lá é seu lugar. Sophie só consegue visitar o Reino enquanto dorme e em uma de suas visitas a esse lugar mágico, ela encontra uma Bruxa chamada Mama Lala que diz a ela ter um jeito de ela poder ficar no Reino para sempre, mas para isso, ela terá que desvendar três cartas diferentes: A carta dos amantes, a carta do Louco e a Carta da Morte. Nesse meio tempo, aparece um novo personagem na nossa história. Um garoto novo entra na escola de Sophie e ele parece ter certo interesse por ela (o nome dele é Leo). Isso acaba dando a Sophie também, uma nova amiga, que acaba ajudando-a a desvendar as cartas.

O livro é encantador. Ele é cheio de personagens incríveis que habitam O Reino. Em cada visita de Sophie, ela está lá com um diferente. É impossível escolher entre um favorito. Outra coisa que me encantou, foi o fato de o livro também ter um universo de música nele. Sophie canta, toca e compõe suas próprias canções, mas nunca se apresentou para ninguém. Além disso, na narração, Sophie sempre faz menção de algumas músicas e trechos delas, o que nos faz querer ler ouvindo-as e, no fim do livro, as escritoras fizeram uma “playlist” das músicas referidas.

A parceria da Carol com a Sophie Abrahão não poderia ter dado mais certo. Nunca fui muito curiosa para ler literatura nacional (crucifiquem-me), mas abri muito a minha mente para mais trabalhos brasileiros depois que li esse livro.

Eu me interessei bastante por esse livro porque me identifiquei muito com ele. Assim como Sophie, também sou magrinha e já passei por um pouco de bullying na época de escola e ter lido sobre isso foi uma experiência maravilhosa. O livro é totalmente diferente de tudo que já li. Tem sua característica única de ter misturado a realidade de muitos jovens, com um mundo de fantasia. No decorrer da história e com o que vamos vendo que Sophie descobre sobre as cartas, ela e nós mesmos descobrimos que nossa realidade não é tão ruim assim, podem ter momentos ruins e difíceis, mas o mais importante é nos aceitarmos e aprendermos a nos amar e sermos felizes do jeito que somos. Cartas são apenas os obstáculos que temos que superar!






Um Comentário

  1. Adorei a resenha, ficou ótima. Não conhecia esse livro <3
    Parabéns pelo blog, já estou seguindo para poder acompanhar as novidades

    www.papomoleca.com.br

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)