Qual leitor não fica com os olhos brilhando ao entrar em uma livraria? Ou necessita urgentemente um livro que acabou de ver nos lançamentos? Ou participa de diversas promoções pra ganhar livros? Porque, afinal, quanto mais recheada sua estante estiver, melhor. Certo? Não sei quanto a vocês, mas todas as situações citadas a cima podem se aplicar a mim perfeitamente bem.

Da última vez que fiz um levantamento estava com mais de 60 livros para ler. Isso deve ter sido há uns bons 9 meses, então nesse período essa quantidade deve ter quase dobrado, pois ainda comprei e ganhei diversos livros. Vamos fazer uma conta simples: Eu levo cerca de uma semana para ler um livro. O ano tem 52 semanas. E todo mês compro cerca de 2 livros novos e devo ganhar mais uns 3. No final do ano de 2017 eu terei 60 livros + os 120 que não li em 2016, totalizando 180. Mantendo uma média de leitura de 60 livros por ano, ainda terei 120 livros não lidos na minha estante.

Analisando esses dados eu pensei: Nunca vou conseguir ler todos os livros que compro/ganho se continuar nesse ritmo. O que posso fazer para tentar reverter essa situação? Acelerar meu ritmo de leitura? Doar livros que nunca lerei? Não sei se conseguiria fazer algum dos dois, por isso me comprometi comigo mesma a não comprar nenhum livro após a Bienal de Brasília desse ano. Tentei fazer o mesmo ano passado e falhei, mas dessa vez vou me empenhar com mais afinco. Quando tiver reduzido minha pilha de leitura para, no mínimo, 10 livros volto a comprá-los.

Espero conseguir me manter firme em meu propósito para o ano que vem.


15 Comentários

  1. As vezes me sinto uma leitora alien, porque não sou o tipo consumista. Claro que adoro comprar livrinhos novos, mas não tenho dilmas pra isso (não estou trampando) e não é algo que me corroí a alma. Tenho vários livros ainda não lidos, sempre ganho livros, participo de diversas promoções (e o melhor! Eu ganho!), recebo livro de autores parceiros... Claro que adoraria ter uma estante com muitos mais livros do que os que possuo e sei que um dia terei, mas tenho paciência. Sei que isso não vai acontecer de uma hora pra outra.
    Beijinhos e espero que consiga ficar sem comprar livros ;)

    http://vidasempretoebranco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Cássia, só me diz o segredo... Como você faz para conseguir ganhar uns 3 livros por mês? Gente, eu não ganho isso nem no ano. Chorei largado.

    ResponderExcluir
  3. Pilhas de livros para ler! Acho que todo bom leitor tem isso! Confesso que comprei muito mais livros em 2014 do que nos outros anos. Vontade de ler? Bastante. Tempo? Pouco. Provável que vários desses livros nem pegue nas mãos. É difícil falar "NÃO VOU COMPRAR LIVROS", tem que ser muito forte. Estou contigo nessa, ler o que está na prateleira empacado e só voltar a comprar quando tudo estiver lido *-*
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  4. Pois é, Cássia!!! A cada dia nossa estante só aumenta e nosso tempo diminui. Espero que você consiga atingir essa sua meta. Sei que vai ser difícil, mas não é impossível. Em relação a essa questão da doação, eu posso fazer esse esforço de aceita-las, tá?!?! #Ficaadica kkkkkkkk

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  5. Praticamente me descreveu rsrs. É difícil essa nossa vida rsrs, ano passado consegui diminuir significantemente minhas compras, yeahh, agora não tenho muuuitos livros não lidos. Com a correria diária, meu ritmo de leitura está diminuindo, mesmo assim tem semana que leio cerca de dois ou três livros <33
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Eu sou exatamente como tu descreveu. Independente de todos os livros que tenho para ler em casa, sempre sinto a tentação de comprar outros, e as vezes não resisto a ela. E o pior é que acabo deixando aqueles livros "antigos" ali parados para que eu leia os recentes, e isso me deixa bastante chateada, pois muitas vezes perco histórias ótimas por conta desse detalhe. Mas vida de leitor é assim mesmo, o jeito é tentar se controlar!

    ResponderExcluir
  7. Oie

    Eu já fiz doação e não adiantou porque acabei comprando outros e ai ficou na mesma, mas eu também estou evitando comprar mais livros mas com o lançamento de alguns autores que gosto muito fica impossivel fazer a promessa de não comprar mais ainda mais quando chega bienal do livro rsrs

    Beijos
    www.livrosechocolatequente.com.br

    ResponderExcluir
  8. Parei de fazer a logística da minha estante pq nunca diminuía nada e eu ficava louca sem saber o que fazer. Ainda não sei o que fazer pra resolver o problema, mas finjo que não percebo a situação hahahaha

    ResponderExcluir
  9. Encontro-me em uma situação bem parecida, espero que consiga passar essa fase de excesso de não-lidos. Escrevi sobre esse problema em um post: http://readinginfinitely.blogspot.com.br/2014/12/muitos-livros-para-ler.html

    ResponderExcluir
  10. Hahahaha eu também tenho muitos livros para ler, só que não são tantos assim, tens uns 40 livros eu acho, espero conseguir ler todos hahaha, eu tenho esse problema de sempre estar comprando e participando de promoções hahaha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  11. Oi Cássia
    Não gosto também de juntar muitos livros para ler. Fica um tanto quanto pesado demais meu ano. Na realidade, vou fazendo minha meta conforme o ano vai passando, sempre adicionando de dez em dez, no máximo. Não gosto de ficar sobrecarregado, porque acaba me desestimulando e acabado não lendo metade do que pretendo, por isso. E sempre, leio os livros que ganho ou compro. Não gosto de empilhar aqui em casa por bonitesa. Compro, mas leio todos.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Eu me enquadro perfeitamente no que você falou, porém, não gosto de ficar tendo livros e livros não lidos, mas também não gosto de ler com pressa ou ler tudo ao mesmo tempo! É triste nossa vida de leitor hein haha'

    ResponderExcluir
  13. Puxaaa... eu leio em média 40 livros e já fico orgulhosa. To sempre adquirindo livros e por isso minha meta nunca tem fim.
    Sua conta me deixou tonta, hehe.
    Boa sorte com suas leituras... Desfrute, deguste, leia devagar... hehehe. Sem pressa!
    Não vejo problemas em acumular livros... hehehe
    Bjks

    ResponderExcluir
  14. Você só tem que se lembrar, que... Você não pode proibir sua irmã de comprar livros, então: (SE FERROU!) boa sorte! *-* kkkkkk'
    Sua (minha) estante, minha (sua) estante. Seus (meus) livros, meus (seus) livros!
    TE AMO! <3

    ResponderExcluir
  15. Olá Cass!
    BOA SORTE MOÇA, QUE A FORÇA ESTEJA COM VOCÊ!
    Já tentei fazer isso várias vezes e falhei miseravelmente huahua eu troco no Skoob os que não curti muito, então sempre tenho livro indo e vindo. Decidi ser um pouco menos radical. Troco os que não gostei e só compro se estiver numa promoção irresistivel, tipo R$10. Vem funcionado. Talvez eu nunca zere a pilha, mas estou conseguindo diminuir :)
    Bjs, boa sorte!

    EntreLinhas Fantásticas - Participe do nosso SORTEIO do DIA DO HOBBIT

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)