Olá, leitores! Hoje vim tratar de um assunto do qual muitos leitores passam sofrimento quando tem que resolver: escolher o próximo livro a ser lido.

Como colunista (especialmente) de resenhas aqui do blog, eu não tenho muitas responsabilidades de leitura, além de uma pilha de livros enorme com a qual ter que lidar. Minha irmã e eu temos uma estante bem recheada, a maioria dos livros são de propriedade dela (não que eu não tenha me apoderado deles) e ela leu praticamente todos eles. Foi apenas quando eu comecei a trabalhar (ano passado) que comecei a colaborar no quesito “rechear a estante”, mas sempre dei preferência a ler os livros que eu comprava/ganhava porque eram os que eu tinha mais interesse para ler. Mas eu parei de comprar livros tem alguns meses por conta de outros gastos e agora tenho uma estante repleta de mais de 200 livros dos quais li pouco mais de 50 e olho para ela quase todos os dias, paro e penso: e agora, o que eu leio?

O leitor que é abençoado com isso (estante recheada) não sabe o quanto pode ser frustrante ao mesmo tempo. Estou há mais de uma semana sem andar com um livro na mão e até meus colegas de faculdade estranharam por me verem sem um companheiro desse tipo haha’ (apesar de ter sido mais por conta da semana de provas que eu fiquei sem uma companhia literária).

Então, venho apresentar possíveis soluções para esse problema:

  • Parcerias. Se você for blogueiro e parceiro de alguma editora ou autor, o importante é dar prioridade aos livros cedidos por estes, então, já é mais fácil saber o que ler. Caso não seja, partiremos para as outras opções;
  • Pilha de leitura. Eu sempre tive vontade de fazer isso e nunca fiz nem sei porque. Fico em casa certo tempo que poderia ser usado para isso mas me distraio facilmente com outras coisas.  Sempre pensei em montar minha pilha de leitura do mês de um jeito “especial”. No mínimo quatro livros, já que geralmente fico com um livro por semana, escolhendo sempre gêneros diferentes além de outras particularidades, tipo pegar um livro que está há muito tempo na estante e você ainda não leu ou de um autor que você nunca leu nada;
  • Sorteio! Que tal colocar numa caixinha o nome de todos os livros que você tem e ainda não leu e retirar um papelzinho aleatório de lá? Mas não vale tirar outro após outro até sair um livro que você tenha interesse, ein;
  • Fechar e apontar. Se você é uma pessoa que não sabe qual livro está em qual lugar exato da sua estante essa é uma boa opção! Feche os olhos, chegue perto da sua estante e aponte ou até pegue um livro aleatório para ser sua próxima leitura;
  • Pedir para um amigo(a) escolher para você. Essa alternativa eu já usei. Foi útil. A escolha foi rápida e foi uma forma satisfatória de escolher a próxima leitura (apesar do livro ter sido tão ruim que nem vontade de escrever resenha eu tive!);
  • Doar todos os seus livros e deixar essa coisa de leitura pra lá. Não, pera! Como assim? Haha’ é brincadeira. Essa é uma opção que definitivamente está fora de cogitação! Ou não, vai que você é um leitor revoltado;


Das opções acima, pretendo usar a pilha de leitura. Acho que é a mais cabível para mim, já que tenho muitos livros não lidos na estante. É uma promessa que montarei a minha pilha de leitura de Novembro e virei aqui contar para vocês sobre ela e como foi a experiência, ok? Se eu não fizer isso ou não conseguir ler todos os livros da pilha, peço para vocês deixarem nos comentários a sugestão de um mico (não muito grande por favor!) para que eu pague. Se isso ocorrer, filmarei para postar no canal e aqui! Não torçam pela minha desgraça, por favor!


Deixe um comentário

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)