Quem acompanha o bloguinho sabe o quanto eu sou louca nessa série, e desde o lançamento desse livro fiquei ansiosa pra tê-lo em mãos.
O Códex dos Caçadores de Sombras é uma leitura muito técnica, histórica e política. Apesar de ser uma ficção, mostra as leis daquele povo, suas origens e um guia sobre algumas espécies de demônios e os membros do submundo (vampiros, lobisomens, fadas e feiticeiros). Aí vocês me perguntam: “Mas Cássia-chan, uma leitura assim não é extremamente chata?” Bom, sim. Pode ser uma leitura extremamente chata para quem não é fascinado por esse mundo, e as vezes até mesmo para Shadowhunters fãs da série e por esse motivo a autora resolveu colocar personagens de Instrumentos Mortais que amamos nesse livro. Como? Com pequenas anotações feitas por todo o livro da Clary, Jace e Simon.



Para quem, assim como eu, é apaixonado por esse universo e quer saber mais sobre ele, O Códex é um excelente guia. Algumas das coisas que estão escritas ali já foram citadas nos livros de ambas as séries, mas é algo tão rápido e tão resumido que não dá para absorver a essência que o Códex traz. Quando gosto de uma coisa, fico meio que obcecada e sempre procurando informações a respeito, então o Códex veio super a calhar para mim.

Sem falar que eu estava querendo escrever uma nova Fic sobre a série após o lançamento de Cidade do Fogo Celestial e conhecer a história dos Caçadores de Sombras vai servir para deixar minha estória mais rica em detalhes. Uma ótima fonte de pesquisa para mim.


O livro é cheio de ilustrações e fontes diferenciadas a cada citação ou trecho de destaque. Como por exemplo, artigos do tipo: "Você sabia?". As imagens são tanto do Códex, como desenhos feitos pela Clary. No começo do livro também há páginas que não pertencem ao Códex, como se fossem folhas deixadas dentro do livro, como uma relação de atividades que a Clary deveria fazer escrita pelo Jace como seu treinador.

Se você é fã da série, super vale a pena ler esse livro. Mas se você nunca leu nenhum livro da série, não tente começar por esse. Sem falar que ele contém alguns spoilers para quem não leu pelo menos os três primeiros livros de Instrumentos Mortais. 


26 Comentários

  1. Oi, Cássia
    Quero muito esse livro, além de toda a informação que ele contém. As ilustrações são lindas.

    ResponderExcluir
  2. Para quem gosta da série Instrumentos Mortais esse livro é um prato cheio né. Eu tenho vontade de ler a série, mas o dinheiro não deixa rs. As ilustrações do livro são muito bonitas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. ahushaushua é, os livros são bem carinhos. E eu que paguei 40 reais em cada um deles? Pq comprava assim que lançava. Mas não me arrependo e pagaria tudo de novo, pq a série é pfta

      Excluir
  3. Apesar dessa abordagem mais histórico-política que curto, acho que não vou apreciar muito o livro, simplesmente não faz meu estilo. Por outro lado, fico um pouco dividida por ser da Cassandra, que já provou ter talento suficiente para transformar qualquer coisa em um bom livro. rsrs
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é, cara. Essa mulher merece a fama que tem. E que mente é essa?

      Excluir
  4. Ai meus deus eu aqui na vontade querooo muito esse livro so vou ganhar ele mês que vem :'(
    Tipo amoooo tudo que vem da Cassandra <3 ja li quase todos menos esse :( dela...
    Instrumentos Mortais e As Peças Infernais <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara, ela é perfeita! Seus livros são divinos! Mas ela também é sem coração. u.u

      Excluir
  5. Apesar da diagramação do livro está show, muito linda!
    A leitura em si não me interessou, até porque é um livro de mais uma série, e eu estou tentando desesperadamente me desvencilhar de séries, até terminar as que já comecei. Por isso, esse vou deixar passar.
    Bjokas!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haushauhsua embora não faça parte da série, é um livro chato se você ler antes das séries, sem falar que contém pequenos spoilers que pode atrapalhar a leitura de TMI.

      Excluir
  6. Não consigo ter interesse em ler essa série,já li diversas resenhas,mas nenhuma me deixou com vontade de lê-los .
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Entendo. Se não lhe despertou interesse, melhor não arriscar. Mas a série é perfeita e todo mundo deveria dar uma chance! Só acho, haha

      Excluir
  7. Oii...
    Não sei porque não tenho vontade de ler esta série.
    Vejo que muitas pessoas ficaram enlouquecidas mesmo com ela, mas não sei..rs
    Que bom que voce gostou, e que seu pai te deu logo né..rs

    livrosvamosdevoralos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haushaushau sim. Papai adorando me mimar! E com livros, então!?
      É uma pena que não desperte seu interesse.

      Excluir
  8. Que livro lindo.
    Eu já li 4 da série, confesso que acho que podia ter sido 3 só e tal, mas tudo bem, hehe.
    Amo Jace e quero ler tudo que tenha sobre ele... hehehe
    Adorei as imagens... parece um diário.
    É uma obra de arte!
    Quero este livro pra mim!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Esse livro está muito lindo, e pela diagramação o preço está super em conta! Paguei apenas 26 nele quando o comprei.

      Excluir
  9. Esse livro está mesmo muito bonito. Apesar de ter lido a série não me interessei tanto por ele. Gosto de história e leio diversos livros técnicos a respeito, então achar o livro "chato" não seria um problema. Acho que simplesmente já possuo informações o suficiente a respeito desse universo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ahhhh mas você não tem nem um pouquinho de curiosidade? O livro tá tão legal!
      O sarcasmo da Clary, do Jace e do Simon já valem a obra..

      Excluir
  10. como eu nao sou fa da serie e ainda tem gente q acha esse livro tecnico chato kkk eu vou dispensar essa leitura... mas acho q para quem é fa deve ser um livro bem legal mesmo

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pra quem é fã qualquer coisa relacionada a sua série favorita é perfeito! Então, eu amei esse livro!

      Excluir
  11. Ainda não li nada da Cassandra Clare, mas vejo vários elogios para com os livros dele, e esse guia deve ser ótimo para os iniciantes né .

    ResponderExcluir
  12. Oi, eu achei esse livro magnifico, super legal, eu ainda não li ele, e muito menos os outros livros da Cassandra tirando é claro Cidade dos ossos, mas pretendo ler em breve é claro, adorei a sua resenha, e o livro é lindo não é mesmo, eu adorei, e que bom que o seu pai comprou ele.
    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  13. Oi!
    Estou com muita vontade de comprar esse livro, mas vou terminar de ler todos de Instrumentos mortais primeiro, então acho que vai demorar um pouquinho... As ilustrações parecem ser muito lindas!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Esse livro ficou realmente magnífico, desde a capa até as ilustrações no meio do livro. Até hoje só consegui ler o 1º volume da série, mas assim que meu bolso deixar pretendo comprar as outras... rsrs Acho que vai demorar um bom tempo ainda...

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  15. Esse livro é mesmo lindo. Se tem uma coisa que me chama a atenção nessa série são as capas brilhosas.
    Não tenho muito interesse em ler a série, mas se eu ler vou querer ler esse também pois ficarei curiosa com o que veio antes dos Caçadores de sombras e a sua história.

    ResponderExcluir
  16. Esse tipo de livro, sim, vale o investimento!
    Quanto capricho e os detalhes cuidadosos, ponto para a editora. O gênero não me agrada muito, mas eu daria uma chance só pelo visual.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)