Sinopse 


Amigos e Inimigos. Perigo e Magia. Morte e Vida. 
A maioria dos garotos faria qualquer coisa para passar no Desafio de Ferro. Callum Hunt não é um deles. Ele quer falhar. 
Se for aprovado no Desafio de Ferro e admitido no Magisterium, ele tem certeza de que isso só irá lhe trazer coisas ruins. Assim, ele se esforça ao máximo para fazer o seu pior... mas falha em seu plano de falhar. 

Agora, o Magisterium espera por ele, um lugar ao mesmo tempo incrível e sinistro, com laços sombrios que unem o passado de Call e um caminho tortuoso até o seu futuro.
 
Compare e Compre: Digital | Físico
Adicione: Skoob  


Nunca vou me cansar de dizer o quanto sou apaixonada pela escrita dessa mulher. Sou fissurada em tudo o que ela escreve a respeito dos Shadowhunters, então estava curiosa e ao mesmo tempo apreensiva em conhecer uma obra em um universo completamente diferente.

Esse foi o segundo livro que eu li pro Desafio Livreando 2017, pro mês de fevereiro sob o tema: Livro com dois autores.

O Desafio de Ferro conta a história de Callum Hunt, um jovem mago de 12 anos que foi protegido da magia a vida inteira pelo seu pai. Call foi convocado a prestar o Desafio de Ferro, a fim de ter seus dons mágicos testados para ver sua capacidade de estudar na Magisterium. Como não quer se envolver com magia, afinal nada de bom vem dela, Call tem a missão de fracassar no teste.

"Ótimo. Você tirou zero. Não, espere, você será o primeiro aspirante da Magisterium a tirar uma nota negativa"

O que ele não imaginava era que mesmo tirando a pior nota do desafio ele seria convocado a estudar  nessa escola. Call acaba percebendo que nem tudo era como o pai lhes dizia, e lhe resta escolher entre ser expulso ou cursar o primeiro ano (O ano de ferro) e descobrir por si só como e a magia.

O Desafio de Ferro é um infanto-juvenil super gostoso de ler. A história não é de todo inédita, afinal quem não se lembra de Harry Potter quando falamos em escola de magia? Mas no decorrer das páginas notamos que as histórias só tem esse fato em comum e a idade dos protagonistas.




A escrita é fluída, os capítulos curtos e a historia super envolvente. Todos esses fatos somados tornam a leitura excelente. E um livro bem escrito com os personagens bem constituídos. Por se tratar do primeiro livro de uma série, este é um pouco mais introdutório, mas que nos deixa ansiosos pra conhecer o restante da história.

A diagramação do livro esta incrível. Cada final de capitulo tem o desenho do símbolo da magia, e cada começo de capítulo tem uma ilustração relacionada ao que acontece. As letras são grandes e as paginas amarelas, o que proporciona maior conforto durante a leitura.

"Quando Call colocou o dedo úmido na boca, não conseguiu evitar pensar no que teria dito algumas semanas antes se alguém lhe contasse que estaria sentado em uma caverna subterrânea comendo areia"

O único ponto negativo, para mim, foi que achei um pouco previsível os acontecimentos. Não sei se é porque minha capacidade dedutiva esta aguçada, ou se pelo fato de eu conhecer a escrita da Cassandra a fundo. Mas não é algo que prejudique a leitura.

No mais, super recomendo para todos aqueles que gostam de uma fantasia mais leve, ou que procuram um livro menos denso.


18 Comentários

  1. Oi, Cass!
    Não costumo me interessar por livros infanto-juvenil, provavelmente por esse motivo não me interessei pela trama de O Desafio de Ferro e não fiquei curiosa para conhecer as aventuras do Call... Mas que bom que você conseguiu cumprir o tema "Livro com dois autores" do Desafio Livreando, fico contente em saber!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Amo a escrita da Cassandra e sempre estou atrás de mais dela rsrs
    A Holly não conheço, mas só pela sinopse e autora o livro me ganhou! Amei a resenha e fiquei ainda mais curiosa pela série

    ResponderExcluir
  3. Adoro a escrita da Cassandra também, essa mulher pode escrever qualquer coisa que quero ler xD
    Achei o livro bacana, parece bom. Boa história e não deve perder o ritmo, acho que ele consegue deixar a gente bem envolvido. Se dá pra descobrir as coisas acho que isso não me deixaria menos satisfeita. Gosto disso até. E quero ver como ficou essa parceria das duas. Parece bom.

    ResponderExcluir
  4. Eu estou com bastante vontade de ler esse livro. Ele parece ser muito bom! Realmente, só de falar de escola de Magia já lembro Harry Potter, mas esse livro não parece ser parecido co HP. Gostei de saber que narrativa é fluída e que os personagens são bem construídos. Com certeza já está na minha listinha :D

    Beijos!

    ResponderExcluir
  5. Oi Cassia, amei a resenha! <3

    Eu tenho esse livro, porém nunca peguei para ler por falta de tempo, mas ele está na minha lista! E como amo Cassandra Clare, ele com certeza está na lista de favoritos. Fiquei ainda mais curiosa para ler o livro! <3

    Only Dreams

    ResponderExcluir
  6. Oi Cass.
    Gostei bastante da premissa do livro, apesar de achar a história parecida com algumas que já li, uma pena que o livro é previsível mas a história ainda parece bem interessante.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Olá, Cass!
    Amei a resenha. E o livro é bem interessante, muitas aventuras...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  8. eu adorei esse livro super divertido e cheio de ação
    e com uma história bem construida
    meu único problema é que achei infantil demais e por isso eu estou enrolando para ler o resto da série
    eu sou apaixonada pela escrita da cassandra e adorei conhecer a escrita da holly (eu sentia a diferenças de escrita)

    ResponderExcluir
  9. Cass!
    Já tive oportunidade de ler esse primeiro livro da série e fiquei fascinada, não apenas pela escrita maravilhosa das escritoras, mas também por todo enredo que envolve magia e uma história super bem construída, com personagens bem descritos, inteligentes e definidos.
    Agora quero ver se consigo ler os outros livros da série.
    Bom carnaval e moderação, hein?
    “Não basta saber, é preferível saber aplicar. Não é o bastante querer, é preciso saber querer.” (Johann Goethe)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cass!!
    Adorei esse livro a história e bem legal. Há algum tempo estou de olho nesses livros da Cassandra e agora estou mais curiosa!1
    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Realmente não dá para não pensar em Harry Potter quando se fala em escola de magia, mas que bom que as coincidências param ai. Gostei do enredo, parece ser um livro bem juvenil, uma leitura para descontração. Nunca li nada da autora, então é claro que gostei da dica. Ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gosto muito dos livros da Cassandra e quando soube desse serie dela fiquei muito curiosa para poder ler, mas depois de ler algumas resenha vi que não é uma historia que irei gostar, essa nova serie não me chamou atenção e não conseguir me envolver com a historia, mas quem sabe não acabo lendo !!

    ResponderExcluir
  13. Amo Cassandra Clare, e assim como você, também queria ver sua escrita sobre outro universo.
    Comecei a ler O desafio de ferro e gostei muita da história, da fantasia contida e de como toda a magia é inserida. Porém, odiei a diagramação da NC, com letras grandes que me cansavam e não passavam uma sensação de harmonia na leitura. Por isso fui arrastando até chegar outra obra mais desejada, e o abandonei.
    Pretendo retomar a leitura, pois estava realmente muito curiosa para o final, e estava curtindo a escrita dessas autoras.

    ResponderExcluir
  14. Oi Cass..
    Ainda não tive oportunidade de ler essa obra... O fato de os acontecimentos serem sempre previsíveis me incomoda um pouco... Mesmo assim fiquei bastante curiosa para ler esse livro... Vou dar uma oportunidade a essa leitura em breve...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  15. Não faz o meu estilo de leitura, por ser uma fantasia e ainda juvenil, não me interessou.

    ResponderExcluir
  16. Tô me sentindo um alien! Todo blog que eu entro alguém fala alguma coisa sobre um livro dessa mulher!
    Gostei do enredo desse, e saber que é uma leitura mais leve me chamou bastante a atenção. Afinal gosto de livros assim e sou fã de fantasias.

    ResponderExcluir
  17. Sabemos que nada de bom resulta de pais que tentam esconder coisas dos filhos, vide Os Caçadores de Sombras com a mãe de Clary fazendo a mesma coisa.
    Ainda não li esse, mas quero acompanhar a saga de Hunt que, coitado, mesmo fazendo tudo errado, ainda é selecionado... desconfio de motivos escusos por trás disso.

    ResponderExcluir
  18. Cassandra Clare é a minha terceira escritora favorita.
    1º é a JK Rowling e o 2º é o Rick Riordan!
    Quero muiiito ler esse livro.
    Falam que é incrivel.
    laro que é pq Cassandra Clare é diva suprema.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)