Durante toda a nossa vida fomos preparadas para sermos mães. Desde a infância somos apresentadas a cuidados com bebês, afinal qual garota nunca teve uma daquelas bonecas bebês? Eu sei que eu tinha e adorava. Na escolha, nas aulas de ciência, sempre ouvimos que a etapa da reprodução faz parte da vida. É natureza cumprindo seu papel na continuidade das espécies.

Nós sempre ouvimos falar o quanto a maternidade é maravilhosa, o quanto as mulheres se sentem completas ao dar a luz a uma criança. Mas a verdade é que carregar um bebê nove meses, cuidar de uma criança tão pequena e dependente, saber interpretar seu choro e não ficar aflita é extremamente difícil. Esquecem de falar que pode ser estressante não dormir a noite, trocar várias fraldas repetidas vezes pode ser estressante e o desafio para introduzir novos alimentos também pode ser estressante.

E aí, como ser uma boa mãe com tanta pressão e esse estresse acumulado? É um exercício de paciência a cada novo dia. É uma nova descoberta, uma nova etapa de desenvolvimento vencida e quando você e seu bebê conseguiram criar um bom ritmo para todos, vem a vida e te traz mais uma nova etapa a ser vencida, e você tem que aprender tudo de novo.


E com tanta coisa acontecendo, como arrumar tempo pra você? Como ler um livro? Como assistir aquela série? Como sair pro cinema com o namorado? A vida é um aprendizado, e com a maternidade não é diferente. A cada novo dia, uma nova lição. Ser mãe muda a gente. Muda nossa visão do mundo. Nos ajuda a amadurecer. A criar responsabilidade. E por mais difícil que seja, cada pequeno sorriso quando você chega perto do seu filho faz todo o cansaço valer a pena. 


16 Comentários

  1. Cass!
    A maternidade é uma benção, um presente divino!
    É através dela que conhecemos o amor verdadeiro, aquele que nos torna forte, que nos faz superar até nossos próprios limites, aquele que nos faz suportar tudo.
    É o AMOR!!!
    Desejo uma semana abençoada!
    “A simplicidade é o último degrau da sabedoria.” (Khalil Gibran)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Né, indiretamente, todas somos apresentadas a maternidade quando criança, mas não acho que o desejo de ser mãe continue com todas ao longo da vida.
    Criança é um negócio muito gostoso, mas trabalhoso pra caramba. Adeus noites tranquilas, adeus tempo pra vc... Maternidade não é a sétima maravilha do mundo.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo Cass 😍 Imagino mesmo que maternidade muda tudo,inclusive aumenta a falta de tempo... Não sou mãe ainda,mas ajudei minha tia a cuidar dos meus primos gêmeos e meuuu Deus,dizer que dá muito trabalho chega a ser até irônico kkk Você têm que se doar totalmente ao outro ser 😍 Mas como vc disse,vale a pena,nossa me lembro que quando via aquele sorriso banguelinha,esquecia todo o trabalho que me deram hahaha
    Estou doida para ser mãe *-*
    Vou ter que conciliar com minhas leituras hihi
    Bjs

    ResponderExcluir
  4. Oi, Cass!
    Não sou mãe mas cuido de dois sobrinhos durante o dia, e nossa, é muito estresse, é muita preocupação, claro que compensa cada sorriso, cada alegria... mas sinceramente, não me vejo no caminho da maternidade no presente, mas quem sabe futuramente?!
    Bjos, amei seu Opinando de hoje!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cass!
    Apesar de ser trabalhoso e ter suas turbulências como qualquer fase ou escolha da nossa vida, não duvido que a maternidade seja mesmo algo incrível, mas também sido a ideia de quem nem todas as mulheres nasceram para isso ou nem mesmo querem seguir esse caminho; eu mesma estou entre elas, porque não tenho muito - para não dizer nenhum - jeito com criança e ainda que mudanças ocorram e a maternidade possa justamente trazer jeito para quem não tem, rs, eu realmente não me vejo nesse papel, mas admiro quem o escolhe. <3
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥
    ♥ DandoUmadeEscritora.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  6. Olha, minha experiência com esse assunto sempre foi meio cética. Quando era criança era muito moleca e só lembro de brincar de boneca arrancando as cabeças das bichinhas ou quando ia pra casa da minha avó e ela me fazia ficar costurando roupinhas de boneca pra me entreter. Não era um negócio que gostava muito de fazer.
    E minha mãe teve minha irmã quando eu era criança e já dava pra entender o quanto aquilo não era muito legal. Cresci mais vendo o lado trabalhoso dessa fase do que o lado "amor e amor e ahh como é uma experiência maravilhosa na vida de uma mulher". Não. Não vejo muito por esse lado não. Acho que fiquei meio traumatizada, viu xD
    É claro que tem lá uma vasta rede de sentimentos no meio disso e tudo mais. Eu não tenho filhos e não sei como me sentiria com isso, mas caramba, não consigo olhar para maternidade e pensar no quanto isso é lindo e maravilhoso e querer ser mãe e pá pá pá. Eu vejo o trabalho que dá e não consigo me imaginar fazendo tudo isso e abdicando de tanto por alguém que precisa de mim assim. É fase...espero. Ainda não tô nem perto de pronta de imaginar como é ser mãe.
    Mas ê trabalho que dá. Minha mãe ainda diz até hoje que ser mãe é o trabalho mais difícil que ela já teve. Que vale a pena, mas é um negócio que exige tudo de si.

    ResponderExcluir
  7. Muitas vezes me chamam de louca quando digo que não quero ter filhos, sei que a maternidade deve ser maravilhosa, mas acho que é uma coisa que não é para mim, sou mais aquele tipo que prefere mimar os sobrinhos do que ter os próprios filhos e adorei saber uma opinião verdadeira de uma mãe, contando tudo, não apenas a parte boa.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cass,
    Eu não sou mãe, mas imagino que não seja fácil se adaptar a uma nova rotina que trás novas responsabilidades e desafios. A sociedade prega que ser mãe faz parte da mulher, sim, biologicamente falando e na teoria, faz mesmo. Só que a maternidade não tem só a ver com a teoria, é a vivência e a prática no dia-a-dia. É se descobrir como pessoa, é saber conciliar e dividir seu tempo. Ser mãe é, principalmente, ser importante e essencial para outra pessoa.

    ResponderExcluir
  9. Que lindo texto
    Maternidade é uma fase da vida que não quero passar hahaha. Mas acho lindo as mães cuidando do bebê e dando todo aponho que ele precisa. Parece que algumas mulheres nasceu pra isso, porque aquele cuidado com cada detalhes e as preocupações, é incrível. Fico maravilhada como você consegue ler livros mesmo com varias coisas a fazer . Você nasceu com tom de ser mãe

    ResponderExcluir
  10. Oi Cass.
    Que linda reflexão.
    E eu simplesmente só li verdades, eu não pretendo ter filhos, de forma alguma, mas adoro crianças, sou babá a quase 5 anos e durante esse tempo aprende muito, é difícil cuidar de uma pessoinha que não pode te dizer o que está sentindo, a maternidade não é la um mar de rosas, mas eu te digo vale a pena cada segundo daquilo, cada estresse, cada dia acordando cedo para cuidar, ver-los crescer é simplesmente incrível.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi Cass...

    Adorei esse seu "Opinando"... Ainda não sou mãe, mas espero que esse sonho se realize um dia... Sei que não é fácil, mas o sorriso de uma criança é capaz de mudar todo o nosso dia... Acho que realmente é necessário abrir mão de muitas coisas pelo bem estar dos pequenos, mas faz parte da dádiva de ser mãe.
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  12. Eu adoro esse quadro!
    Acho bastante interativos!
    Eu sei que ser mãe é algo difícil, mas que no final sempre vale a pena!
    Eu não tenho filhos, sou nova!, mas eu quero muito ser mãe!
    Uma das minhas realizações será quando ficar grávida!

    ResponderExcluir
  13. A maternidade deve mesmo ser maravilhoso, mas concordo com quem diz que não é pra qualquer um.
    Eu não conseguiria me entregar totalmente a outro ser tão dependente de mim, imagine então dois.
    Parabéns por dar conta de dois meninos, de casa, de um marido e do blog e do canal. Eu mal dou conta da escola e dos trabalhos kkkkk

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cass!
    Belas palavras!! A maternidade é um dom divino mais tem que está preparada para sacrifícios, alegrias que ela trás!!
    Bjoss

    ResponderExcluir
  15. Cass, acho que deveriam ser mais sinceras quando falam de maternidade!
    Eu só vejo relatos apaixonados e positivos, portanto quando tive DPP literalmente entrei em desespero. Era um inferno e não conseguia entender como diziam que ser mãe é a melhor coisa do mundo!
    A coisa mais importante é que devem desconstruir essa ideia de que a mulher NASCE pra ser mãe. Nenhuma mulher nasce pra ser mãe e nenhuma mulher deveria ser cobrada para ser, porque esse não é um instinto natural como alguns acreditam, não.
    Depois de meses sofrendo com a depressão, rejeitando meu filho, dormindo na maior parte do tempo, hoje estou melhor. Não posso dizer que estou curada porque sei que estaria mentindo, mas a cada vez que eu o escuto dizer "mamã" meu coração chega a esquentar ♥ depois de vê-lo "fugir" de mim por tanto tempo, ver que ele ama estar em meus braços, em minha companhia, é tudo de bom!
    Mas fácil não é e acredito que nunca será.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  16. Só sendo mãe pra entender como é isso, não é mesmo? Você acha que não vai dar conta de nada. Que não vai ter tempo pra nada, mas acaba se adaptando. E percebe que esta é a maior dádiva da vida. Dar vida. Gerar vida.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)