Sinopse 
 
Ambientado na cidade de Los Angeles em 2130 D.C., na atual República da América, conta a história de um rapaz - o criminoso mais procurado do país e de uma jovem a pupila mais promissora da República, cujos caminhos se cruzam quando o irmão desta é assassinado e a ela cabe a tarefa de capturar o responsável pelo crime. No entanto, a verdade que os dois desvendarão se tornará uma lenda. O que outrora foi o oeste dos Estados Unidos é agora o lar da República, uma nação eternamente em guerra com seus vizinhos. 
Nascida em uma família de elite em um dos mais ricos setores da República, June é uma garota prodígio de 15 anos que está sendo preparada para o sucesso nos mais altos círculos militares da República. Nascido nas favelas, Day, de 15 anos, é o criminoso mais procurado do país; porém, suas motivações parecem não ser tão mal-intencionadas assim. De mundos diferentes, June e Day não têm motivos para se cruzarem - até o dia em que o irmão de June, Metias, é assassinado e Day se torna o principal suspeito. Preso num grande jogo de gato e rato, Day luta pela sobrevivência da sua família, enquanto June procura vingar a morte de Metias. Mas, em uma chocante reviravolta, os dois descobrem a verdade sobre o que realmente os uniu e sobre até onde seu país irá para manter seus segredos.

Compare e Compre: Digital | Físico

Adicione: Skoob     
E vamos lá falar de mais uma distopia. Se passar pela sua cabeça que ela deve ser parecida com Divergente e Jogos Vorazes, esqueça essa ideia. O mundo que Marie Lu criou é totalmente novo. A história se passa no ano de 2130 e os Estado Unidos como um dia conhecemos não existe mais. Em seu lugar, está um “país” conhecido como República. A forma de governo visa beneficiar os mais capacitados e conceder a eles vagas em universidades e ofertas de emprego melhor do que para os menos capacitados. Aos 10 anos de idade, as crianças são submetidas a uma prova, que dará essa classificação de capacidade a elas. Os que conseguem uma pontuação alta têm o direito de estudar nas melhores escolas ou universidades da república. Já aqueles que não alcançam a média classificatória, são mandados para campos de trabalho.

June, uma garota de 15 anos, conquistou a pontuação mais alta na prova e é considerada a menina prodígio da República e hoje, estuda na melhor universidade, onde está sendo preparada para a carreira militar, que é a área de atuação de seu irmão mais velho, Metias. June perdeu os pais ainda bem nova e Metias se tornou tudo para ela: um pai, uma mãe, um irmão e seu grande amigo e confidente. June e Metias fazem parte dos setores mais ricos da República, onde, todo ano, recebem vacinas gratuitas contra uma praga que assola os setores mais pobres.

Do outro lado, Day, o criminoso mais procurado da República é um rapaz de 15 anos que mora nas ruas de Lake, um dos setores mais pobres da República, com sua amiga Tess, lutando para conseguir qualquer coisa que possa melhorar a vida de sua família – que acha que ele está morto – secretamente. Complicações a mais aparecem e a praga chega à porta da família de Day. Numa tentativa frustrada de encontrar uma solução para esse problema e ajudar sua família, Day invade um hospital em busca da cura para a praga e essa invasão acaba acarretando na morte de um militar e Day se torna o principal suspeito.

O militar morto era ninguém mais, ninguém menos que Metias, irmão de June. Totalmente abalada por perder a única pessoa que ainda era sua família, June se vê com o desejo de vingança e quer, a todo custo, colocar Day à mercê da justiça da república. A Comandante Jamenson, antiga comandante de Metias, antecipa a formatura de June e a coloca na sua patrulha, tendo como sua primeira missão capturar Day.

A intercalação da narração torna tudo bem mais interessante. No livro temos um capítulo narrado por cada um desses personagens e é possível que o leitor conheça o ponto de vista dos dois lados.

O encontro desses dois jovens acaba sendo muito mais do que apenas saciar o desejo de vingança de June. Com eles, muitos mistérios por trás da máscara do governo da república são revelados e June vê que seu país não é o que ela pensava. A verdade então vem à tona e June e Day não podem simplesmente ignorá-la.

Num mundo onde não existe mais Estados Unidos e seu território se divide entre República e Colônias da América, esses dois “países” vivem em uma guerra constante e sem paz. Legend é uma distopia que foca não só a vida de seus personagens, mas também o contexto histórico e a divisão do novo mundo. Ele conta a história do país e tem seu foco nele.

Achei os primeiros capítulos um pouquinho chatos, pois eram apenas introdução dos personagens e a narração de como era esse novo mundo, mas minha visão foi totalmente mudada quando June e Day finalmente se encontram. O livro ganha outra essência e você é totalmente absorvido pra dentro da história.

Marie Lu conseguiu criar uma história única. A trama política é bem centralizada, mas não deixa transparecer os acontecimentos pessoais e, além disso, temos muita ação e emoção junto! Acontecem coisas que nos tiram o fôlego e outras que nos deixam chocados e essa surpresa que temos de como as coisas realmente aconteceram é um dos pontos mais fortes da história.

June e Day formam uma dupla de protagonistas cativantes e maravilhosos. Apesar da pouca idade que eles têm, percebemos sua inteligência e maturidade. As coisas não acontecem nem tão rápido e nem tão lentamente. Todos os fatos vêm a tona no seu tempo, assim como a hora de agir. O livro é curtinho, menos de 300 páginas, então é uma leitura bem rápida e totalmente convidativa e envolvente. Adorei o livro, o mundo novo que a escritora criou e com os acontecimentos finais deste volume, é impossível não correr para a estante e pegar o outro para ler logo.

Uma novidade bem bacana é que a escritora, também designer de jogos, desenvolveu um jogo para facebook chamado Cities of Legend baseado no livro. Acho que vale a pena dar uma conferida, mas não tenho certeza se ele ainda está disponível.


Para quem gosta de distopias tanto quanto eu, eu digo: invista! Vale cada centavo e cada minuto do seu tempo! Beijinhos, cheirosos! Até a próxima resenha.




23 Comentários

  1. Oi, Kaah!
    Nunca fui muito chegada em ler distopias, são pouquíssimas as que ainda acompanho, como Reiniciados e Never Sky, e essa da Marie Lu já tem tempo que é uma das que me chamaram a atenção também e quero muito ler! Ainda que eu fique visivelmente reticente e receosa pelo início meio arrastado que você citou, realmente é plausível por ser a introdução da trilogia, mas bom saber que a partir do encontro dos personagens a leitura engata e flui melhor. Ansiosa por fazer a leitura, e seus comentários só me incentivam mais ainda! Espero, ao menos, conseguir iniciá-la ainda esse ano. Amei a resenha também!
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Kah!
    Já tinha ouvido falar do livro, e já tinha interesse em ler! Adoro livros que cada capítulo é narrado por um personagem - como vc disse, mostra bem a visão dos dois lados da história. Achei 15 anos uma idade bem novinha, né? Meu irmão tem essa idade e não consigo nem imaginar ele passando por essas aventuras, é uma criança pra mim!! kkkkk

    Bom, estou muuuito curiosa sobre esse livro, faz muito tempo que quero ler. Espero conseguir ter ele em mãos logo!

    Beijos!!

    ResponderExcluir
  3. Tenho curiosidade com essa série por gostar do gênero, mas realmente imaginei algo bem parecido com Jogos vorazes ou divergente kk
    Gostei de focar no país e falar da guerra afetando todos. Com certeza leria

    ResponderExcluir
  4. Kaah!
    Bom ver no mundo dos livros distópica um diferente, com dinâmica de governo opressor e que traz mistérios onde os 'moradores' nem sabem o que acontece.
    Gostei da protagonista inteligente e destemida, que vai em busca de vingança e acaba encontrando algo totalmente diferente do que imaginava.
    Gostaria de ler.
    “Todos os homens, por natureza, desejam saber.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho vontade de ler os livros da Marie Lu, mas tenho preguiça!
    kkkkkkkkkkkkkkkk
    Sou meio distante de distopias e essas coisas. Acho muito chatas!
    Raros são os livros que eu gostei!
    Mas tenho interesse por esse!
    Vou pesquisar mais e depois vou ver se leio!
    Beiossss

    ResponderExcluir
  6. Eu amei essa história e já me conquistou desde a primeira frase do livro. Lembro que quando peguei e li aquilo, falei pra mim mesma: desse eu já gostei.
    A história é muito boa de acompanhar. Tem um lado político bem interessante, um mundo com aquele jeitinho especial do gênero da história, ação, mistério e um clima de que tem coisa errada ali, sabe?, aquela desconfiança...
    E os personagens, que a gente gosto ou ao menos fica curioso logo de cara. Day é meu preferido, não tinha como não gostar.
    E gente, não sabia desse jogo! Achei interessante e gostaria de ver como é, se lembra o livro e tal...

    ResponderExcluir
  7. Oi, Kaah!
    Eu li esse livro tem um tempão, mas lembro que adorei! Agora só me resta terminar a trilogia.
    Gente, não sabia desse joguinho. Já quero!
    Beijos
    Balaio de Babados
    Sorteio Literário de Carnaval
    Resenha premiada Paixão e Crime
    Sorteio Três Anos de Historiar

    ResponderExcluir
  8. Olá, Kaah!!
    Eu já não gosto dese gênero de livro, prefiro outros como: romance, ficção científica, etc...
    Abraço!

    ResponderExcluir
  9. Sou uma das que sempre pensou que Legend e Jogos Vorazes fossem histórias parecidas. Olha, 2.130 e a desigualdade, principalmente social, ainda é o grande pano de fundo para as distopias. Gostei bastante do enredo, diferente do que leio, geralmente, em distopias.

    ResponderExcluir
  10. Kaah!
    Nossa, simplesmente uau.
    Que história interessante já gostei sem nem ler, uma pena que os primeiros capítulos sejam tão maçantes, mas infelizmente isso acontece na maioria das leituras, eles são tão jovens né, mas já com um espirito de guerreiro, estou louca para saber o desfecho.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  11. Oi Kaah...
    Sou fã de distopias... E a ideia de intercalar a narração no livro realmente torna tudo mais interessante, pois podemos compreender a história de pontos de vista diferentes... Fiquei bastante curiosa para conhecer de perto as aventuras de June e Day... E como uma boa fã de joguinhos, vou conferir se este ainda está disponível...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  12. Oi Kaah.
    Adoro distopias, mas ainda não li essa série. Gostei do enredo dela e da proposta da autora. Parece bem diferente daquilo que estamos acostumados a ler e eu gostei disso.
    é um apena que o começo seja um pouco parado, mas acredito que vale a pena.

    ResponderExcluir
  13. Oi Kaah,
    Quando penso em distopia já vou logo comparando a Jogos vorazes que é, de longe, minha trilogia favorita deste gênero, mas fico feliz em saber que Legend não segue por este caminho. Ainda não li nada da Marie Lu, mas suas premissas sempre me despertam interesse em conhecer sua escrita. O primeiro fator que me chama atenção em Legend é a idade do personagens, pois eles são muito jovens e tem que enfrentar situações bem pesadas e difíceis, o segundo fator é a forma como a sociedade funciona e como é divida. Fica quase impossível não comparar com algumas coisas da nossa realidade e isso é o que mais gosto nas distopias. Espero conseguir realizar as leituras dos livros desta autora ainda este ano!!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Kaah!!
    Adoro distopias é fiquei muito instigada com relação a essa que a Marie Lu criou!! Infelizmente ainda não li essa série!! Mas estou muito curiosa para saber mais sobre as aventuras de June e Day.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Gosto muito de distopias, mas na época que esse livro foi lançado as editoras estavam investindo bastante em distopias e eu tinha lido umas bem ruins que me deixaram bastante desconfiada quanto aos lançamentos, decidi esperar o hype diminuir um pouco para acabar não pegando aversão ao gênero e acabar ignorando bons livros. Tenho interesse em ler Legend e depois de ler sua resenha fiquei bastante curiosa, colocarei ele em minha lista.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Kaah!
    Eu não curto distopia mas a série Legend mesmo pertencendo ao gênero conseguiu despertar meu interesse faz um tempo só que não tive a oportunidade de ler ainda, mas espero remediar isso futuramente...
    Confesso que quando vi a idade dos protagonistas - 15 anos - desanimei um pouco, geralmente não curto livros onde os protagonistas têm essa faixa etária, mas como você disse que June e Day têm maturidade apesar da pouca idade já fico mais tranquila em relação a leitura.
    Enfim, não vejo a hora de iniciar a leitura e descobrir o que há por trás da morte do irmão da June.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Gosto muito de distopias e tenho muita curiosidade para conhecer este livro. Perdi a promoção desta série e me arrependo até hoje. Pelo que vi tem romance, mas ele não é bem o foco principal. Que bom que apenas os primeiros capítulos são lentos e os outros te prendem. E claro não poderia deixar de falar que adorei o mundo criado e o sistema que a autora idealizou. Ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  18. Adorei e já adicionei lá no Skoob
    Se fosse como Jogos vorazes eu nem ia querer ler hahahah não sei por que, mas nunca tive interesse nessa trilogia.
    Gostei demais de todo o enredo de Legend, achei tão cruel que as crianças passem por testes aos míseros 10 anos... bacana a forma como as histórias são interligadas, deve haver muita ação e emoção mesmo!
    As primeiras páginas de qualquer livro parecem ser meio chatinhas né hahah pelo menos eu tenho essa impressão. Só depois de um tempo que "engata". Ah, Fragmentados é uma distopia ótima e que já começa a todo vapor. Se não leu, indico.

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  19. Quando essa trilogia foi lançada fiquei super animada com tempo pedir bastante interesse a ler algumas resenhas e tal. Mas sem duvidas sua resenha despertou minha curiosidade novamente, quem sabe não leio esse ano, né? Espero ter essa oportunidade

    ResponderExcluir
  20. Adorei a resenha, quando esse trilogia foi lançada não fiquei muito a fim de ler, pensava que era mais um livro no estilo Jogos Vorazes e Divergente, mas achei bem interessante a autora criar esse novo país, coisa que acho que realmente pode acontecer com a divisão de ricos e pobres cada vez mais evidentes, achei legal ir intercalando as narrações, assim podemos descobrir os motivos e a vida de cada personagem.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  21. sabe aquele livro que está a tempos na sua lista, mas sempre acontece algo que não dá certo vc terminar de ler? já comecei umas duas vezes e não consegui terminar
    tenho que concordar contigo, tem pontos em comuns com JV e divergente, claro que tem, mas é um mundo totalmente diferente
    espero conseguir terminar de lê-lo em brave

    ResponderExcluir
  22. Kaah,distopia não é o meu forte realmente,mas confesso que as tramas são interessantíssimas,ainda mais que se pararmos para pensar,muito do que ocorre nesses livros,as situações retratadas,apesarem de ser fictícias,podem sim ser realidades no futuro datado,ainda mais do modo que caminha a humanidade..
    Gostei do tipo de enredo do livro,sentimento de vingança sempre rende uma boa trama,e fiquei curiosa sobre o encontro dos protagonistas... Será que rola romance tb,mesmo os protagonistas sendo mais jovens?!
    Bjss

    ResponderExcluir
  23. Achei interessante esse joguinho. Não sou muito de ler distopias ou fantasias, então esta é uma dica que deixo passar. Prefiro romances e histórias mais realistas.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)