O quanto você conhece seus filhos? Seu pai? Sua mãe? Sua amiga? A pessoa com quem você dorme e acorda todos os dias? Qual a real importância que você dá para aquelas pessoas que você ama?

Neste exato momento alguém com quem você se importa pode estar chorando escondido, pode estar pensando que se tornou um peso para você, pensando qual seria a forma menos dolorosa de acabar com sua dor. E você pode não notar, pois está mais preocupado com as contas que tem que pagar no fim do mês e que aquilo vai passar porque é só “uma fase ruim”, ou porque ela “está de frescura”, porque “tá querendo chamar a atenção”.

Ame-os. Deixe que eles falem quando estiverem tristes, ouça-os. Não minimize sua dor porque existem crianças morrendo de fome da África, porque ele tem tudo e não faz sentido ele se sentir deprimido. Permita que ele se sinta confortável para se abrir e falar sobre qualquer coisa. Seja gentil. Seja paciente. Cuidado com as palavras. Não faça ninguém se sentir mal pelo que você disse.

Esqueça seus preconceitos. Que seus tabus. As coisas não são só preto e branco. Não só anjos e demônios. Não julgue. Não fale mal. Demonstre que realmente se importa. Não seja um porquê.


Talvez isso faça a diferença na vida de alguém que você ama.

6 Comentários

  1. Isso é um assunto tão sério!
    Devemos mesmo prestar atenção aos nossos amigos!
    Eu ainda não assisti a série toda, mas estou gostando bastante!

    ResponderExcluir
  2. Tá aí um negócio que esse livro/série ensinou: a se importar mais e demonstrar isso.
    Como me deixou abalada assistir essa série. As coisas só...meu Deus, quando você percebe o quanto algo pequeno pode fazer uma diferença enorme...
    É o caso de tentar amar mais as pessoas que já amamos, a mostrar que estamos ali para elas e a prestar atenção às coisas que dissemos. Porque tudo isso faz diferença e a gente nunca sabe ao certo o que o outro está passando =/

    ResponderExcluir
  3. Olá...
    Definitivamente precisamos aprender a dar mais tempo para as pessoas que amamos e tentar compreendê-las dentro do momento que estão vivendo... Suicídio... Um tema difícil de ser abordado e que com certeza, se acontecem a pessoa não está querendo chamar a atenção... É bom que reflitamos sobre isso a cada dia...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  4. Bem isso!
    Essa história de que os outros estão de frescura e querendo chamar a atenção já levou muita gente ao suicídio. É uma pena que muita gente não perceba o mal que faz por simplesmente ser omisso, em muitos casos.

    ResponderExcluir
  5. Cass!
    Precisamos estar sempre atentos aos que nos rodeiam, porque de uma forma ou de outra demonstram alguns sinais.
    E já foi o tempo em que falar de suicídio era um tabu, precisamos conversar e discutir mais abertamente o assunto, porque tem tantos casos.
    Hoje mesmo uma vizinha de rua cometeu suicídio, uma tristeza só...
    Desejo um ótimo final de semana!
    “ O amor é a sabedoria dos loucos e a loucura dos sábios.” (Samuel Johnson)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP COMENTARISTA ABRIL especial de aniversário, serão 6 ganhadores, não fique de fora!

    ResponderExcluir
  6. Desde a adolescência convivo com a depressão mas sempre tive o apoio da minha família, eles sempre estão ali para me ouvir... É triste pensar que muitas outras pessoas não têm esse mesmo apoio e que as pessoas que comentem suicídio precisavam apenas de um ombro amigo, de carinho, de respeito...
    Concordo com você, devemos prestar atenção as pessoas ao nosso redor, afinal, nunca se sabe...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)