Título original: Divergent
Editora: Rocco
Ano: 2012
Páginas: 504
Compare e Compre: Saraiva | Amazon | Submarino | Americanas

Sinopse:
Numa Chicago futurista, a sociedade se divide em cinco facções – Abnegação, Amizade, Audácia, Franqueza e Erudição – e não pertencer a nenhuma facção é como ser invisível. Beatrice cresceu na Abnegação, mas o teste de aptidão por que passam todos os jovens aos 16 anos, numa grande cerimônia de iniciação que determina a que grupo querem se unir para passar o resto de suas vidas, revela que ela é, na verdade, uma divergente, não respondendo às simulações conforme o previsto. A jovem deve então decidir entre ficar com sua família ou ser quem ela realmente é. E acaba fazendo uma escolha que surpreende a todos, inclusive a ela mesma, e que terá desdobramentos sobre sua vida, seu coração e até mesmo sobre a sociedade supostamente ideal em que vive.
  *Livro lido para o Desafio Literário Livreando 2017 para Maio, sob o tema: Livro que virou filme.



Há séculos eu estava louca pra (re)ler este livro, ou ler ele de verdade, já que na primeira vez que o li foi em audiobook, pra trazer a resenha dele aqui pra vocês. Aproveitei o desafio Literário Livreando pra inclui-lo nas minhas leituras do mês. Planejava ler 50 tons de cinza pra este tema, mas acabei trocando por Divergente, pois não conseguiria concluir a leitura do outro dentro do mês.


O livro é narrado em primeira pessoa por Beatrice Prior e conhecemos o mundo em que ela vive através de seus olhos. O mundo é dividido em facções e ela nasceu na Abnegação. Cada jovem ao atingir 16 anos é levado a uma facção, independente daquela onde tenha nascido. Para isso, passam por um teste de aptidão que aponta a qual das 5 pertence.

Aqueles que eram altruístas iam para a Abnegação, os sinceros para a Franqueza, os amigáveis para a Amizade, os inteligentes para a Erudição e os destemidos iam para a Audácia. E estas são as 5 facções onde os indivíduos são divididos, trabalhando para o bem comum de todos os cidadãos, independente da facção.

Durante o teste de Beatrice algo fora do comum acontece: Seu resultado é indefinido, o que significa que pode ser uma Divergente. Assustada e sem saber o que fazer, a aplicadora do teste apaga a sua gravação e a manda para casa, anotando o resultado como Abnegação.

Durante a cerimônia de Iniciação Beatrice decide abandonar a facção onde nasceu, e não é surpresa quando escolhe a Audácia. A partir daí vemos o seu progresso na difícil Iniciação desta facção.

Eu achei o livro bem introdutório, mas não é algo cansativo. Somos apresentados a esse novo universo, a essa facção e seus métodos, aos personagens e a várias perguntas sem resposta. Como por exemplo, o que exatamente significa ser divergente, e o que isso tem de tão perigoso?

Os personagens são cativantes e nos conquistam a primeira vista. A protagonista é forte e determinada, o que fez com que eu me encantasse. Cheguei a achá-la meio fria em alguns aspectos, mas talvez isso faça parte da sua personalidade audaciosa. 

10 Comentários

  1. Oi Cass.
    Eu concordo com você os personagens realmente me cativaram também, e agora bateu uma saudade dos personagens, adoro quando a narrativa é feita em primeira pessoa, enfim ansiosa pela resenha do próximo.
    Espero que desfrute da leitura.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  2. Quando esse livro fiquei bem animada com a ideia da trama, os personagens e o mundo criado pela autora. É legal, dá uma curiosidade pra saber onde essa saga vai levar a personagem. Tem ação e coisas acontecendo, a gente vai se apegando e tudo mais e fica uma leitura gostosa de conferir.
    Mas confesso que os outros dois foram uma decepção e raiva sem fim pra mim =/

    ResponderExcluir
  3. Já assistir ao filme, e após gostar muito tive bastante interesse em dar uma chance a leitura do livro. Por esse fator gostei de saber que apesar do primeiro ser bem introdutório nos apresentando a esse mundo onde existe as facções, mas que ainda sim consegue nos envolver, e os personagens cativantes e envolventes, fiquei ainda mais interessada em adquirir os livros, e começar a leitura.

    ResponderExcluir
  4. Oi! Li Divergente em 2014 e foi uma surpresa bem grande pra mim. Eu devorei o livro em um unico dia e fui correndo pra livraria comprar o segundo. (Lembro que eu não sabia a ordem correta e comprei Convergente achando que era o segundo livro hahaha). Espero que tu goste da continuação e se prepare pra ficar decepcionada com o ultimo volume :(
    Beijoss

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li divergente, mas já vi o filme e gostei bastante!
    Mas sei tudo o que acontece com o restante da trilogia!
    Fiquei até decepcionada!

    ResponderExcluir
  6. Olá Cass,
    Eu já tinha assistido o filme e amei a historia e agora quero poder ler o livro e procura conhecer mas detalhe sobre essa magnifica historia de dela..
    Amei muito o filme e com certeza amarei o livro.!

    ResponderExcluir
  7. Oi, Cass
    Eu adoro os filmes da saga Divergente, mas até hoje não li os livros.
    Disseram mesmo que era um livro mais introdutório, mas acredito que seja preciso. Bom, só eu lendo para saber. Mas gostei de ver seu ponto de vista, um dia pretendo ler.

    ResponderExcluir
  8. Oi, Cass!
    Assisti Divergente logo quando foi lançado e gostei bastante, gostei da personalidade da Beatrice, de sua coragem e audácia, mas confesso que não tive interesse em ler aos livros, acho que é porque não faz o meu estilo de leitura, prefiro assisti do que ler, sabe?! Mas gostei da sua resenha e espero que você curta também os próximos livros...
    Bjos!

    ResponderExcluir
  9. Cass!
    Embora já tenha assistido o filme, não tive oportunidade de ler nenhum dos livros dessa série, porém tenhomuita ontade, porque gosto desse tipo de ficção e de toda ação que move o livro, nunca nos deixando esmorecer em acompanhar a saga dos protagonistas nessa nova realidade que nos é apresentada.
    “Uma pergunta prudente é metade da sabedoria.” (Francis Bacon)
    Cheirinhos
    Rudy

    ResponderExcluir
  10. Oi, Cass!!
    Infelizmente não li esse livro só assisti os filmes, mas ainda tenho muita vontade de ler essa trilogia!!
    Beijoss

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)