Título original: The Kite Runner
Editora: Nova Fronteira
Ano: 2005
Páginas: 365
Compare e Compre: Submarino |Americanas
Sinopse: O caçador de pipas é considerado um dos maiores sucessos da literatura mundial dos últimos tempos. Este romance conta a história da amizade de Amir e Hassan, dois meninos quase da mesma idade, que vivem vidas muito diferentes no Afeganistão da década de 1970. Amir é rico e bem-nascido, um pouco covarde, e sempre em busca da aprovação de seu próprio pai. Hassan, que não sabe ler nem escrever, é conhecido por coragem e bondade. Os dois, no entanto, são loucos por histórias antigas de grandes guerreiros, filmes de caubói americanos e pipas. E é justamente durante um campeonato de pipas, no inverno de 1975, que Hassan dá a Amir a chance de ser um grande homem, mas ele não enxerga sua redenção. Após desperdiçar a última chance, Amir vai para os Estados Unidos, fugindo da invasão soviética ao Afeganistão, mas vinte anos depois Hassan e a pipa azul o fazem voltar à sua terra natal para acertar contas com o passado.
*Resenha originalmente originalmente escrita para o blog Ritelle - Amantes da Litetura aproximadamente 4 anos atrás. 

Quando uma colega do serviço se ofereceu para me emprestar o livro, não hesitei em aceitar. A leitura dele sempre foi super recomendada, mas eu acabava deixando para lá, até o dia em que ela levou o livro e eu logo comecei a ler.

Nesta obra conhecemos uma incrível história de amizade e fidelidade. É impossível não se comover e desejar consolar os frágeis personagens deste livro.

O que me chamou a atenção quando comecei a ler é que o livro se passa no Afeganistão. Nunca li nenhuma obra que tenha este país como pano de fundo e eu gostei da experiência.



O livro é narrado em primeira pessoa por Amir. A forma que o autor utilizou para contar a história nos faz lembrar de um livro de memórias, onde uma pessoa mais velha conta suas experiências, dando-nos algumas pistas do que virá a seguir. Ou seja, a história não é um mistério para o narrador.

Voltando ao enredo, conhecemos Amir e sua vida. Ele é filho de um próspero empresário e órfão de mãe, pois esta morreu em seu parto. Ele vive sozinho com seu pai e um empregado e seu filho Hassan. Lembram que eu falei sobre a história de amizade? Então, este sentimento é relacionado a Amir e Hassan. Cresceram juntos e passavam a maior parte do tempo se divertindo nas ruas de Cabul. A história começa alguns anos antes dos conflitos que assolam o Afeganistão até hoje, então conhecemos um pouco sobre o começo desses conflitos pelos olhos de Amir.



Nas primeiras páginas o narrador sempre fala com pesar do verão de 75, onde sua vida mudou drasticamente, algo relacionado a Hassan. Toda vez que essa data era citada eu ficava aflita, temendo descobrir o que havia acontecendo e ansiando descobrir para saciar a minha curiosidade. Obviamente eu não vou contar, pois seria um mega spoiler.
A diagramação do livro é bem simples com folhas amareladas e as letras são pequenas; os capítulos são longos, mas não senti a leitura mais pesada por conta disso. A escrita do autor conseguiu me prender que eu mal via as páginas passando. Apesar de ter demorado um pouquinho pra concluir a leitura, eu a considerei rápida.


Ainda não vi o filme, mas pretendo fazê-lo em breve. Pelos comentários que ouvi das pessoas que trabalham comigo, este parece estar bem fiel ao livro. Bom o jeito é assistir e tirar minhas próprias conclusões.


14 Comentários

  1. Já li muitos comentários referentes a este livro, e tenho muita curiosidade em ler ele, ainda não li nem um livro em que a história se passa no Afeganistão, fiquei curiosa para saber o que aconteceu no verão na história, e após ler esta sua resenha fiquei muito ansiosa para ler O Caçador de Pipas.

    ResponderExcluir
  2. Livro, filme...os dois são maravilhosos!!! Claro, na adaptação do cinema, falta um pontinho aqui, outro ali, mas mesmo assim, vale super a pena!
    Não é só sobre família, mas sobre amizade, sobre sentimentos, sobre viver!
    Leitura mais do que recomendada!!!
    Beijo

    ResponderExcluir
  3. Ainda não tive a oportunidade de ler esse livro, mas todos os comentários que li sobre são positivos.
    Também nunca li nenhuma história com pano de fundo no Afeganistão, e parece interessante. Não sei se é falado sobre a cultura de lá, adoraria se fosse...
    Parece uma história muito emocionante, cheia de ensinamentos.
    Espero assistir o filme também.
    Se assistir, depois nos conta o que achou.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Cássia!
    Li esse livro há muito tempo e achei tão enternecedor, lembro que chorei em alguns trechos por ver a ingenuidade no protagonista e poder ter uma noção de como era o Afeganistão naquela época, foi algo enriquecedor.
    Assisti o filme também, mas o livro é melhor, na minha opinião.
    Desejo Um Novo Ano repleto de realizações!!
    “O objetivo de um ano novo não é que nós deveríamos ter um ano novo. É que nós deveríamos ter uma alma nova.”(G. K. Chesterton)
    cheirinhos
    Rudy
    1º TOP COMENTARISTA do ano 3 livros + Kit de papelaria, 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  5. Olá, adoro livros que possuem um pano de fundo histórico, e o leitor encontra uma trama extremamente poética e delicada e acompanha o desenvolvimento de Hassan torcendo pelo mesmo. Beijos.

    ResponderExcluir
  6. Vejo que a leitura foi bastante agradável, superando suas expectativas a respeito das resenhas lidas anteriormente, e das indicações da leitura. Admito que também nunca li nenhum livro que tivesse o Afeganistão como ponto de narrativa, porém sempre me interesso exatamente pelos conflitos existentes neste país, e neste livro vamos acompanhando a vida desde personagem no meio a este cotidiano, que nos embala com mistério e muita emoção. Por este e outros motivos já quero ler este livro.

    ResponderExcluir
  7. Já vi falar do filme, mas nem me liguei que tinha livro. Que legal. A história dele já chama atenção pelo lugar né? Gosto de "ver" uns lugares novos assim, poder me ambientar em algo diferente. Pelo jeito de contar a história acho que iria gostar e deve dar uma curiosidade danada pra saber o que aconteceu no tal verão de 75. Parece ter uma trama boa pra pensar também, pelo jeito dela. Boa dica de leitura ^^

    ResponderExcluir
  8. Oi Cass
    De fato o livro é super comentado, mas eu nunca li, na verdade nem sabia que havia uma adaptação cinematográfica. O enredo criado pelo autor parece muito bom, fora que a ambientação no Afeganistão é diferente e chama atenção, o que achei mais interessante, e uma forma de prender o leitor a história, são os capítulos que ele narra o verão de 75, quando lemos esperamos por isso né? Até eu que nunca peguei o livro fiquei curiosa.
    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Já ouvi falar muito bem tanto do livro quanto do filme, mas confesso que nunca chamou a minha atenção, não sei porque mas não tenho interesse.A minha prima leu e gostou e ela diz que vai assistir ao filme.

    ResponderExcluir
  10. Ooi, já vi vários comentários positivos tanto sobre o filme e livro.
    Tenho muita vontade de ler, parece ser uma história emocionante.
    Também nunca li um livro que tenha como plano de fundo o Afeganistão.
    Parece ser uma leitura muito boa.
    Bjs

    ResponderExcluir
  11. Sei que é um livro muito bom! Minha mãe já leu ele e gostou muito, disse que é uma história bem emocionante! É bom ler livros assim, que te fazem ter vários sentimentos! Com certeza vou ler!

    ResponderExcluir
  12. Amo livros com caráter histórico sempre prende minha atenção uma amiga já me indicou esse livro algum tempo mas nunca cheguei a finalizar a leitura

    ResponderExcluir
  13. Esse livro parece ter uma história muito bonita de amizade, ainda não li nem vi o filme, espero ver em breve.

    ResponderExcluir
  14. Gosto muito de livros narrados em primeira pessoa porque geralmente me sinto bem próxima do personagem. O livro parece conter uma carga dramática bem grande. Uma história forte e bonita de amizade. Nunca li nada do autor, mas sei que ele tem outros livros publicados aqui e que esse é muito querido entre vários leitores. O livro se passar em um período complicado e eu imagino que deva ser difícil ler algumas partes. Não sei se é um livro que eu leria agora, mas estou pensando em assistir o filme. Legal saber que a adaptação é boa, tomara que você goste tanto quanto gostou do livro.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)