Eu sou louca por distopias e fiquei surtada quando vi esse livro nos lançamentos. Então quando ganhei de presente de aniversário do meu cunhado fiquei mega feliz, só que acabei deixando para ler apenas 2 meses depois e não poderia me arrepender mais por isso.

Uma guerra mundial devastou o planeta terra. As bombas lançadas destruíram cidades, contaminaram os solos e águas. Furações, enchentes e outros desastres naturais assolaram aos sobreviventes da guerra devido a química presente na terra. Os sobreviventes do antigo Estados Unidos montaram um novo sistema de governo para revitalizar a terra, a fim de deixa-la saudável novamente. Mas para isso, precisam de apenas as mentes mais brilhantes e para encontra-las e treiná-las criaram um processo denominado O Teste.


Em “O teste” conhecemos Malencia Vale, uma garota de 16 anos que acaba de se formar no ensino médio e por isso já é considerada “Adulta”. Cia, como é chamada pelos amigos e parentes, deseja mais que tudo ser selecionada para o Teste a fim de ingressar na universidade seguindo assim os passos do seu pai.

O que Cia não sabe é que seu pai é assombrado por sonhos em relação ao Teste que o assustam sobre o que pode ser essa competição. Ele não possui lembrança alguma do que aconteceu no período em que era Testado, pois assim que entram na universidade as lembranças dos candidatos são apagadas. Advertindo Cia sobre essas preocupações espera que ela esteja preparada para o que o Teste lhe preparar e que não confie em ninguém.

Imagine o Teste como um vestibular para ingressar na faculdade, só que apenas algumas pessoas são chamadas para participar dele dependendo do seu desempenho no ensino médio. É interessante ver como isso acontece, pois é uma perspectiva completamente diferente do que vemos para a terra pós apocalíptica. Em alguns momentos achei tudo muito parecido com Jogos Vorazes.


Fora isso, o livro é muito bom. O que eu mais gostei foi o fato de ser bem explicado o que aconteceu com o planeta terra que quase acabou com ele. Não tenho o que reclamar quanto a narrativa da autora nem da diagramação da editora.




19 Comentários

  1. Achei interessante o assunto tratado no livro e fiquei curiosa para ler também...
    Seria muito doido se para fazer um vestibular fosse assim do jeito que você deu o exemplo, imagina, muitos iriam se dedicar muito mais no ensino médio. hahaha XD

    Beijos
    http://www.garotaeseuslivros.com/
    https://www.youtube.com/user/anacrisinah <3

    ResponderExcluir
  2. Oi, tudo bom/
    Adorei a resenha, pretendo ler a trilogia assim que for possível, já ouvi falar que ele é meio parecido com Jogos Vorazes, mas eu ainda não li este, então creio que não verei semelhança.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  3. Adoro distopias e estou muito ansiosa para ler O Teste desde que ele foi lançado. Agora que a trilogia acabou pretendo começar a leitura em breve. Já ouvi dizer que ele lembra muito Jogos Vorazes, e isso me deixa um pouco receosa, porque não gostei do primeiro livro da trilogia tão famosa. Mesmo assim estou aguardando ansiosamente para ler.

    ResponderExcluir
  4. Gostei da sua resenha. Logo que vi a capa achei algo que combinasse comigo, e a história me faz lembrar a alguns filmes que já vi, mesmo assim, estou ansiosa pra ler *-*
    Presentes são maravilhosos né *0* livros então... hmmmmm :3
    Bjks

    ResponderExcluir
  5. Gente, esse livro parece fenomenal. Uma distopia e tanto. Fiquei curiosa para saber como será feito os testes para escolherem as mentes mais brilhantes. Adorei a resenha. A capa desse livro é linda.

    ResponderExcluir
  6. Eu gosto muito deste tipo de filme, mas as vezes tenho a impressão que o mercado esta começando a ficar saturado de livros assim. Parece algo do tipo: "Você sabe escrever sobre vampiros, bruxos e zumbis?" "Não" "Ok, então faz uma distopia que vai vender."
    Claro, não posso simplesmente generalizar, existem livros realmente bons nesses termos e esse O Teste aparenta ser um. Ao menos sua proposta é interessante, agora é ver se ele se mantem.
    Quem sabe num futuro eu leia.

    ResponderExcluir
  7. Li muitos comentários positivos e a maioria assim como você, achou um quê de Jogos Vorazes, como ainda não li a trilogia não faço a menor ideia se isso é bom ou ruim kkkk, mas o fato de eu ainda estar meio "traumatizada" com provas O.o não me animou de ler essa trilogia, mesmo sabendo que a escrita da autora é impecável.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  8. Tenho esse livro e o segundo a um tempo já, só não comecei a ler ainda porque queria ter o terceiro pra poder ler tudo seguido certinho, mas tenho certeza que é uma distopia ótima.

    ResponderExcluir
  9. Eu também me amarro em distopias. O que achei interessante nesse é que a autora foca mesmo na distopia em si, e não dar espaço para os romances. Afinal, se quiser ver casais, vou para um romance. Na distopia quero ver as críticas sociais e por aí vai. Espero que a autora não perca esse foco.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  10. Oi, e muito parecido com Jogos Vorazes, muito!
    Parecer ser muito bom, vou procurar!

    ResponderExcluir
  11. Oi Cas!

    Ahh, eu adorei esse livro. Foi uma das minhas últimas leituras do ano passado, mas sem sombra de dúvidas, ADOREI e necessito da continuação. O unico ponto negativo pra mim foi o romance da Cia com o amigo dela. Achei meio devagar aquilo e meio descontextualizado, mas, tinha que ter o casalzinho ne?

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  12. Amo distopias, mas - por motivo de: agonia - resolvi dar um tempo e agora só assisto as adaptações feitas para o cinema. É sofrimento demais, tortura psicológica. Com o filme eu sofro somente por pouco mais de 2h e com o livro era por semanas.

    É o primeiro que vejo sobre testes, o que achei uma ideia legal, mas é série e to tentando me livrar de séries... será que consigo? hahahahahaha

    ResponderExcluir
  13. Eu quero ler este livro desde que lançou. Sou fã de distopia e este cenário devastado angustia, mas ao mesmo tempo motiva e me faz querer saber mais! Nunca tinha lido uma opinião que achasse este livro parecido com Jogos Vorazes. Não curti isso!
    Adorei a Cia e quero muito saber o que o teste faz com as pessoas e o que elas são capazes de fazer para ganhar...
    Adorei a resenha e agora quero ainda mais ler...

    ResponderExcluir
  14. Eu amei esse livro e fiquei super louca pela continuação. Apesar de o livro 3 não ter tido o final que eu imaginei foi até que interessante rsrsrsrs. Eu no primeiro livro o fato de O Teste ser básicamente um vestibular (com consequências ainda piores caso os candidatos falharem) faz a gente se sentir mais em comum com a personagem principal, o que é beeeem dificil quando se trata de uma distopia.

    ResponderExcluir
  15. Estou doida pra ler esse livro e fiquei ainda mais curiosa depois dessa resenha. Acho que vou ter que incluir nas minhas leituras de férias heheh

    http://leitorpretonobranco.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Eu não tenho muito interesse em ler esse livro pois acho bem parecido com outros do gênero.

    ResponderExcluir
  17. Eu ainda não li, mas me parece que a história é no mesmo estilo de Divergente. E se for, tenho certeza que vou amar, assim como amei Divergente. <3

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Sou apaixonada por esse tipo de livro!!! E só pela resenha já sei que vou amar ler!!! :D

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)