Príncipe. Plebeia. Bruxas. Tribo de selvagens. Romance. Magia... Esses elementos tinham tudo pra constituir uma história bem clichê, mas não é isso que encontramos em Etéreos.

O livro conta a história de Liv, uma mesoetérea... Mas o que é mesoetérea? Bom, eu explico: Mesoetéreos são filhos de humanos com Etéreos. Ainda está meio confuso, né? Pensem nos Etéreos como deuses e os mesoetéreos como semideuses. Ficou mais claro agora, né?

Bem, continuando: Liv é uma adolescente que cresceu isolada em uma floresta e quando sua madrasta morre é convidada a voltar a morar com o pai no vilarejo. Por ser fruto de uma “traição” a madrasta dela não aceitava que morasse com a família, e por ser uma mesoetérea, viver na floresta era mais seguro.



No começo, eu achei que as coisas aconteceram rápido demais. Nas primeiras páginas já temos revelações importantes. Isso não me incomodou muito, mas eu gostaria de ter ficado curiosa por um tempo maior. Uma coisa que me incomodou foi o romance dela com o príncipe. Não que seja meloso, pois não é. Acontece que gira em torno de uma profecia que envolve a ambos, e após descobrir sobre tal profecia, Liv passa a morrer de amores por ele, mesmo sem o conhecer. Quem se apaixona por alguém após saber de uma profecia?


"Vivenciava um desmoronar inexplicável de emoções por causa da ausência daquele completo estranho. Um sentimento forte e vivo repousava em meu corpo, descansava em minha mente, habitava em minha alma: o desejo de vê-lo."
Pag. 66


Revoltas a parte, o livro foi uma descoberta maravilhosa. Amei a narrativa da autora, que é em primeira pessoa, e amei ainda mais a protagonista. Ela é destemida, sarcástica e não se deixa impor pela vontade dos outros. Seus dons são incríveis também e ela tem um ímã para se meter em confusão, o que gera muita ação ao livro. Mas a cada dois capítulos ela sofria um novo ataque do "vilões"! Isso também me incomodou e se tornou cansativo depois de um tempo.



Os personagens secundários — e eles são muitos! — tem um papel importante na trama. Destaco aqui a amiga que ela faz no finalzinho do livro, Jazylin outra mesoetérea, que é divertidíssima e não tem papas na língua!

Enfim, é um livro diferente do que estamos acostumados a ler, e eu recomendo a leitura.

Por causa dos capítulos longos eu senti que a leitura não foi tão fluida, de modo que levei mais de duas semanas pra ler o livro. Mas convenhamos que são quase 500 páginas.

Não posso dizer que morri de amores pela série, mas é uma boa leitura e me deixou curiosa para a sequência. 

Como já tem dois anos que eu li, não sei como está o andamento da continuação ou se mesmo haverá alguma. Seria uma pena se não tivesse, pois é uma história que me encantou .


Título Original: Etéreos - O despertar
Autor: Lilia Uzêda
Editora: Novo século/ Selo: Novos taletos da literatura brasileira
N° de páginas: 477

2 Comentários

  1. Nossa, deve ser um livro muito bom!! Mais um para a minha lista no Skoob!!

    Beijinhos

    blog-belavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Cássia, nunca tinha visto nada sobre o livro e achei mega interessante o enredo. Já adicionei aos desejados. Amei sua resenha.
    Beijos!
    https://www.booksofclara.blogspot.com

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)