Resenha Sem Spoilers

E finalmente chegamos ao último livro da trilogia. Quando estava perto de terminar o segundo havia pouco tempo que o terceiro tinha sido lançado, o que me fez correr atrás dele em todas as livrarias do shopping onde trabalho. Nem vou falar que todo dia perturbava uma atendente na livraria Leitura.

Depois do final de Estudo Independente a leitura de A Formatura era mais que ansiada. O ritmo de leitura desse livro é bem mais intenso e foi o que li mais rápido de toda a série. As sequências de cenas de ação são frequentes, o que deixa pouco espaço para o romance Cia-Thomas. E eu não tenho nada a reclamar desse fato, pois quem quer ficar se agarrando com sua cabeça colocada a prêmio?

Neste livro temos o desfecho da rebelião iniciada no segundo livro, mas algumas coisas fazem com que os planos sejam alterados, deixando apenas Cia e um grupo seleto de amigos responsáveis por acabar com aqueles que são responsáveis pelos processos do Teste.



Algo que me surpreendeu nesse livro foi ver alguns personagens que nos surpreenderam negativamente no primeiro e segundo livros se mostrarem heróis neste. Achei interessante essa abordagem da autora, fazendo com que possíveis vilões se redimissem e mostrando como as pessoas podem mudar, tanto de melhor para pior como ao contrário.

É meu livro favorito da série? Não. Ainda prefiro o primeiro. Mas conseguiu me cativar tanto a ponto de ganhar um lugar especial na minha estante junto com as minhas distopias favoritas.


Super recomendo a série para quem é fã de distopias e para quem não é pretende ler algo nesse gênero, esse é um bom livro para começar. A autora me conquistou a ponto de eu ficar louca para ler qualquer outra coisa que ela escreva. 



9 Comentários

  1. Ultimamente só tenho lido trilogias e/ou séries quando já tenho todos os volumes em mãos, pois não quero que aconteça isso que aconteceu com você: Ficar ansiando e "perturbando" a atendente da livraria para saber se o volume já chegou. kkkkkkkk
    Que bom que a autora deu pouco espaço para o romance. Eu sempre prefiro que não role, mas como é praticamente impossível, torço pra que o autor dê o mínimo espaço possível, pois se quisesse ver gente se agarrando, ia direto para um romance. Enfim, essa trilogia está na minha listinha desde o lançamento de "O Teste". Espero poder ler muito em breve.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro distopias, e adoro a premissa dessa série, original e diferente, completamente inusitada. Acho interessante a forma como a autora conduziu a narrativa, fazendo com que os papeis de vilão e mocinho meio que se invertessem nesse último livro. Amo as capas deles, e estou ansiosa para ter a trilogia em mãos.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cássia!
    Gente, só li O Teste, e amei, apesar de ter achado meio semelhante a Divergente e a Jogo Vorazes, mas cenas de ação são incríveis. E fico feliz por não ter tanto espaço pro romance, pq não curto Thomas.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Eita! Gostou foi pouco rsrs, depois de toda essa animação vou ter que ler essa trilogia ^^
    É bom saber que os personagens mudam e a escrita da autora parece ser impecável.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  5. Todo mundo falando dessa série, e eu sou louca por séries haha'
    Vou garantir esses livros! Tenho que garantir!
    Bjs

    ResponderExcluir
  6. Adoro distopias e depois dessa avalanche, invasão, sobre o tema, é difícil achar algo novo. A premissa do livro realmente nova. Quero ler, mas preciso diminuir minha pilha de não lidos. E saber que o romance ganhou espaço, graças a Deus, só me deixa com mais vontade pra ler.

    ResponderExcluir
  7. Legal saber dessa reviravolta no jeito dos personagens.
    Eu ainda não li nenhum dos livros, mas vou tomar vergonha na cara e começar.
    Quanto ao primeiro livro, realmente, ouço muitas pessoas comentando que é o melhor da trilogia.

    ResponderExcluir
  8. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum livro da trilogia, mas pretendo ler assim que for possível, espero gostar dos livros, ainda não li nada do gênero, e estou mega ansiosa, adorei a resenha.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Mesmo não sendo o melhor, fiquei a fim de ler por ser fã de distopia e porque é uma de suas preferidas em termos de gênero.
    Pelo que percebi este é mais ágil que os outros...
    E surpresa com personagens acontece muito, faz parte!
    Parabéns por fazer uma resenha sem spoiler, de fato!
    Bjs

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)