O livro conta a história dos irmãos Florence e Giles. Após perderem os pais em um acidente, eles se vêem obrigados a se mudar para a casa do tio onde crescem brincando de esconde-esconde.

Florence era muito nova quando foi levada a mansão Blithe, uma casa velha e isolada, e por este motivo não se lembra com precisão dos pais.

O tio deles não aparece em nenhum momento da trama e deixa as crianças aos cuidados dos empregados, destacando-se aqui a governanta da casa, a sra. Grouse. O tio não aceita a educação das mulheres e acredita que foram feitas pra bordar e por este motivo Florence não estuda. A biblioteca de Blithe é um lugar proibido, mas isso jamais impediu Florence de entrar lá. Levada pela curiosidade e vontade de aprender, ela acaba desvendando os códigos de escrita e aprende a ler sozinha, já que a sra. Grouse se recusava a ensiná-la por temer as ações do patrão.



A história é meio parada e nas primeiras 50 páginas não consegui obter um bom ritmo de leitura. A trama começa a se desenvolver e a ter um foco principal após a chegada da tutora que será responsável pela educação de Giles. Então temos a nossa "antagonista".

Como a história é narrada em primeira pessoa por Florence, temos a visão dela a respeito de tudo. Particularmente, eu a julgaria esquizofrênica e quem ler ou tiver lido o livro saberá o porque.



Em muitas resenhas que eu li as pessoas diziam que a história não tinha um desfecho preciso, que o final ficava em aberto. E sim, isso acontece. Mas não é nada que prejudique a leitura e torne o livro ruim. Não fiquei morrendo de curiosidade pra saber o que de fato havia acontecido ou que aconteceria depois do desfecho, pois para mim foi algo um pouco óbvio.

Achei a forma como Harding escreveu seu livro genial.

Não fiquei morrendo de amores por essa obra, e confesso que pensei em desistir da leitura. Para quem busca algo diferente do que estamos acostumados a ler, este é um livre super indicado, mas terá que ter um pouco de paciência com os primeiros capítulos. Mas por eles serem curtos, torna a leitura menos torturante.

Estou curiosa pra saber o que se desenrolará no segundo volume, mas não tenho pressa pra por minhas mãos nesse exemplar.

Título Original: Florence & Giles
Autor: John Harding
Editora: Leya
Nº de páginas: 282

6 Comentários

  1. Livros com capítulos curtos são tudo, né?
    A gente lê muito mais rápido porque sempre diz "ah só mais esse próximo capítulo, vai"... hahaha
    Eu tinha vontade de ler esse livro mas não tenho mais. Outros livros com sinopses e resenhas mais interessantes tomaram o lugar dele. Quem sabe um dia eu leia.

    Seguindo seu blog.
    Bjs, Lu
    Blog: Sem Spoiler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, realmente capítulos curtos nos fazem ler mais rápido. Mas nesse em especial, quando estava no começo, fui forçada a parar no meio de um capítulo diversas vezes, coisa que eu não costumo fazer. Não é um livro ruim, mas tem que ser paciente com ele pra poder aproveitá-lo.

      Excluir
  2. Adorei a resenha
    Despertou o interesse na leitura.
    Parabéns pelo blog

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Já li a obra, mas confesso que não gostei tanto. Achei o lado psicológico, que foi o que mais me atraiu, fraco. Ao menos fraco para o que eu esperava.
    Além disso, o final foi meio óbvio mesmo.
    Ótima resenha.

    Desbravador de Mundos - Participe do top comentarista de julho. Serão quatro livros e dois vencedores!

    ResponderExcluir
  4. Estou morrendo de vontade de ler esse livro! Não sei pq, mas me remeteu ao livro A Menina Que Roubava Livros... E nem sabia que tinha um segundo volume...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)