Em uma conversa com a minha irmã ontem antes de dormir ela disse uma coisa que me deixou um pouco quanto revoltada: “Prefiro ver o filme primeiro, e depois ler o livro”. Aí eu fiquei tipo: “Como assim? Isso estraga o final do livro! Acaba com toda a graça e todo o elemento surpresa!”

Mas acreditem ou não, ela soube defender seu ponto de vista com maestria e até me fez criar dúvidas quanto a minha opinião acerca disso. Eu adoro ver filmes, e quando assisto um que seja baseado em um livro eu já sei a história do começo ao fim, então não pode ser tão surpreendente. Não tem aquele elemento surpresa claro que pode haver a decepção pelo filme não ser fiel.

O livro é sempre mais completo que o filme, e não importa o quão fiel a obra cinematográfica seja, o livro sempre conterá mais detalhes, alguns dos quais não puderam ser postos no filme. Quem nunca viu um filme primeiro e depois foi ler o livro e adorou a obra literária por conter mais detalhes e segredos?

Sei que a maioria dos leitores irá discordar de mim, ou mais especificamente da minha irmã, mas isso foi algo que me fez pensar muito. Quando lemos o livro primeiro, temos grandes chances de nos decepcionar, por esperarmos uma coisa e termos outra. Mas se virmos o filme primeiro, iremos julgar apenas pelo que ele é e não pelo que poderia ter sido. E quando formos conferir a obra literária nos apaixonaremos mais por ela.

Mas ainda assim, não gosto de saber como um livro terminará. Isso me desanima a ler um livro e por esse motivo eu sempre prefiro assistir ao filme apenas após ter lido o livro.


27 Comentários

  1. Particularmente, prefiro ler o livro primeiro. Se eu ver o filme, não tenho vontade de ler a história.
    Saber o final também é motivo para desanimar com a leitura. Mas o ponto principal, para mim, é que se eu ver o filme, não terei a possibilidade de imaginar as coisas do livro, tipo a aparência dos personagens, o jeito deles, os cenários, etc. Ou seja, se eu ver o filme, vou com todas aquelas imagens prontas para a leitura, e isso tira metade da graça do livro.
    bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim. Sempre que vemos ao filme/seriado antes temos a imagem daqueles atores para os personagens, aí estraga com a graça de fazer um dreamcast, haha

      Excluir
  2. Eu prefiro ler o livro antes de ver o filme. Gosto das surpresas. E sempre analiso os filmes e claro que sempre acho o livro melhor, enfim...
    Caso eu não tenha intenção alguma de ler o livro vejo o filme e dependendo até penso em ler o livro, hehehe...
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também faço isso. Caso não tenha interesse em ler um livro e ele tiver filme, assisto ao filme, pois assim ainda fico conhecendo um pouco da obra, haha.

      Excluir
  3. Eu prefiro mil vezes ler o livro antes de assistir, pelo simples motivo de que assistindo antes, saberei de tudo o que irá acontecer e depois disso fico desanimada para ler o livro, por exemplo, até hoje não li O Menino do Pijama Listrado, pois assisti ao filme antes e isso acabou com a minha vontade de ler o livro :S
    E o que você disse sobre se decepcionar com o filme, caso leia o livro antes, é verdade, mas eu ainda prefiro assim, pois adoro ver se os personagens são como eu imaginava e se o filme está sendo fiel ao livro kkkk Enfim, acredito que de qualquer jeito, se ler o livro primeiro ou assistir ao filme, um dos dois irá ficar meio sem graça, então, continuarei lendo o livro antes oo/ kkkk
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. kkkkkk' é verdade. Sempre que vemos o filme primeiro e lemos o livro depois, o filme acaba se tornando um pouco sem graça.

      Excluir
  4. Eu realmente prefiro ver o filme primeiro, pq se o filme é bom o livro é melhor ainda é se o filme não for tão bom assim e o livro for, daí me surpreendo.

    E todos os livros que li antes de ver o filme sempre me decepcionei.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Odeio me decepcionar com uma adaptação também, por isso estou repensando minhas prioridades, haha

      Excluir
  5. Se vermos o filme primeiro vamos julgar o trabalho que foi feito, o que está lá e não vamos sofrer por uma adaptação não ser fiel. Isso é um ponto de vista bem interessante.
    Sinceramente, eu não sei o que decidir. Assisto filmes primeiro, leio livros primeiro... Isso nunca teve tanta importância pra mim. A ordem dos fatores não altera o produto. Então, pra mim, meio que tanto faz.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria ser assim u.u
      Mas sempre prefiro ler o livro primeiro e acabo me decepcionando com a adaptação.

      Excluir
  6. Eu também prefiro ler um livro primeiro. Ele tem mais detalhes, você imagina os personagens do seu modo e parece que nossos sentimentos positivos ou não são mais intensos.
    É verdade que às vezes nos decepcionamos com os filmes que são adaptações de livros, mas sempre temos a a opção de não vermos o filme rs Ultimamente ano fazendo isso.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. haushausua ahhh eu sempre vejo o filme. Nunca resisto. Só não vou mais "com muita sede ao pote", pois pode ser decepcionante.

      Excluir
  7. Eu prefiro ler o livro primeiro, mas concordo que quando assistimos o filme primeiro, muitas vezes nos decepcionamos muito, mas quando lemos o livro depois de assistir o filme, ás vezes acabamos por gostar mais da estória e aproveitar melhor a adaptação do que nos decepcionarmos por não ser fiel, em alguns casos . E quando lemos o livro primeiro, há casos em que apenas uma coisinha diferente já faz com que a pessoa não aproveite o resto do filme, julgando ser ruim. Acho que tanto ler quanto assistir o filme primeiro tem seus lados positivos e negativos. :)
    beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Isso. Resumiu perfeitamente o que eu quis passar com o post.

      Excluir
  8. Eu não me importo muito com a ordem,pois tem livros que li e vão virar filmes e creio que vão ser tão bons quanto o livro e vi filmes que despertaram em mim de ler determinado livro que antes não tinha vontade.
    Beijos :*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu queria não me importar. Mas sempre opto em ver o filme primeiro e várias vezes me decepciono com a adaptação.

      Excluir
  9. gosto de ler o livro e depois ver o filme. Virou uma regra para mim. Prefiro assim porque passo a compreender melhor o filme, meu senso de crítica aumenta e faz com que eu me apeguei aos personagens.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Queria conseguir fazer isso, por que eu julgaria o filme pelo o que ele é.
      Vou tentar exercitar.

      Excluir
  10. Eu também prefiro ler o livro primeiro e só depois assistir ao filme. Daí eu sempre sei mais ou menos o que vai acontecer no filme, se eles cortaram partes... e quanto ao final, eu não importo não. Alguns filmes eles até mudam um pouco o filme e o livro vai mais adiante. Como é o caso do filme O Grande Gatsby.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sou louca pra ler/assistir O Grande Gatsby, só me falta coragem.

      Excluir
  11. Ah eu sempre prefiro ler o livro antes de ver o filme, até porque na maioria das vezes o filme não é tão fiel ao livro.
    No livro temos muito mais riqueza de detalhes, e tem todo aquele esquema de imaginar as coisas acontecendo, que no filme não tem né.
    Eu particulamente penso assim.
    Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é. No filme temos essas coisas acontecendo, o que rouba um pouco ao lermos o livro depois.

      Excluir
  12. Gente, eu prefiro ler o livro antes de ver o filme. O filme não transmite a essência do livro, muito menos todos os detalhes que o livro traz. Fiquei decepcionadíssima com as adaptações de Percy Jackson ! Que ridículo o segundo filme ! Também não gostei muito de A Menina Que Roubava Livros, ficou faltando uns detalhes que senti muuita falta.
    bj, dréa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Viu? É por isso que ler os livros antes causa indignação.
      Eu assisti ao 1º filme do Percy e adorei. E depois li os 5 livros. aí vi o 2º filme e achei ridículo. Porque? Pq eu esperava uma coisa totalmente diferente.

      Excluir
  13. Eu prefiro ler o livro primeiro! O filme as vezes tira muita coisa do livro, e acaba faltando muitas coisas. Mas depende, teve filmes que eu assisti que eu nem sabia que tinha livro e acabei comprando! :)

    ResponderExcluir
  14. Uau... eu não tinha parado pra pensar nisso, sempre vi a questão de "ver o filme primeiro" como algo negativo, com a opinião sempre na mesma: pode estragar o final, vc já não pensa nas características dos personagens e sim dos atores, e se o filme for particulamente ruim, perde a vontade de ler o livro (cofcofDezesseisluascofcof)

    ResponderExcluir
  15. tenho minha regrinha de: é adaptação? leia o livro primeiro.
    mas claro que quero essa regrinha várias vezes. as vezes tenho vontade de assistir o filme e vou lá e assisto. as vezes é porque quero saber se quero ou n ler o livro, aí vou lá e assisto.
    tem vários livros/séries que eu assisti o filme primeiro, depois li os livros ~e sim, geralmente, acabo não gostando tanto dos filmes quando comparo aos livros ~
    enfim, acho que vai de cada um, né?

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)