Qual leitor não adora chegar em uma livraria e passar horas namorando as capas dos livros? Tocar os títulos em alto relevo, cheirar as páginas e admirar a diagramação? Mas também, quem não sofre ao ver a etiqueta com o preço?

Livros físicos são lindos e uma estante cheia deles embeleza qualquer lugar. Mas para as pessoas que moram em “apertamentos” encontrar um bom lugar para eles pode ser um desafio e tanto. Para quem não tem muito tempo pra se dedicar a limpeza também, pois isso pode degradar aos livros.

Livros digitais ocupam apenas um pequeno espaço em uma cômoda e comportam diversas obras, dependo da capacidade de armazenamento do aparelho utilizado para leitura. São bem mais baratos e por vezes podem ser adquiridos de forma gratuita. Mas a tela luminosa pode atrapalhar bastante, diminuindo o ritmo de leitura e até causando dores de cabeça.

Uma outra alternativa para esses dois meios seria um áudio livro. Ouvir a história em vez de ler. É mais prático e te permite fazer outras coisas ao mesmo tempo, como por exemplo, cuidar das tarefas de casa e aumentar o tempo em que você se dedica a uma obra. Por outro lado, pessoas que se distraem facilmente podem se dispersar da história e acabar perdendo algum ponto.

Temos várias opções de leitura, então não ler por causa do valor dos livros não é bem uma desculpa, já que encontramos E-books e AudioBooks de graça na internet. Para pessoas que detestam essas tecnologias, temos boas promoções sempre em site de venda online.

A verdade é que não importa a forma como você lê, mas sim você ler e apreciar a história, afinal se uma obra for incrível, isso não vai mudar porque você leu em um livro físico, áudio livro ou livro digital.



19 Comentários

  1. Cass!
    É verdae! Hoje não se tem desculpas para não ler pois a tecnologia nos traz várias possibilidades, inclusive as plataformas como Wattpad e Luvbook, onde podemos apreciar ótimos livros de forma gratuita.
    Semaninha De muita luz e paz!
    “Eu não procuro saber as respostas, procuro compreender as perguntas.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cass!!
    Gostei muito da postagem, normalmente leio mais livros físicos, mais também leio e-books. Eu leio muito em plataformas como Wattpad e no meu kindle que tem vários livros maravilhosos que abaixei de graça na Amazon!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  3. Cass, realmente não há desculpas mais para ler, oportunidades é o que não faltam para podermos nos deliciar com uma leitura.
    Mas devo confessar que prefiro os livros físicos, sinto que realmente estou dentro da obra. Entretanto, claro, se tiver um livro digital que eu desejo muito com certeza leria.

    ResponderExcluir
  4. Eu já li 457 livros até hoje,e apesar do meu amor por livros físicos,fico imaginando se todos os que eu li eu tivesse em físico,com certeza nem teria lugar p/ guardar...Até os poucos que eu tenho eu ando achando difícil de guardar kkkk mas meu quarto é igual coração de mãe,sempre cada mais um livro,não têm jeito,sou apaixonada por segurar,cheirar,abraçar meus livros preferidos kkk Gosto da sensação de ter o livro em mãos sabe....Mas para ler,eu prefiro os digitais,pois são bemmm m ais práticos sabe,e versátil de forma geral,pois livros físicos eu só consigo ler quando estou em casa,já os digitais não...
    Em relação a aúdiobook,eu morro de curiosidade de adquirir algum,acho que deve ser uma experiência bem diferente,mas ao mesmo tempo será que não é esquito? kkkk
    Resumindo,apaixonada por ter meus livros favoritos em formato físico,pois leitor de verdade É apaixonado pela sensação do livro em mãos,mas pela versatilidade acabo consumindo mais ebooks,e aúdiobooks quero experimentar ainda.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Como disse, tem vários labos bons e lados ruins pra cada um deles. Pra quem mora em apartamento, como eu, pode acabar complicando se tiver muitos. Já estou empurrando o mínimo de espaço que tenho aqui. Mas ainda prefiro físico ao digital. Se gosto muito de um livro quero ter o bendito em mãos, não só num aparelho eletrônico. Mas o digital pode acabar sendo até mais prático pelo pouco espaço que ocupa e também pela facilidade que é de levar pra qualquer lugar. De áudio não acabo pegando nenhum, ao menos até agora não peguei pra ver como é. Mas essa é uma boa opção para aqueles livros que você é obrigado a ler na escola ou coisa assim e não tem muito tempo. Acho que ouvir acaba sendo mais rápido e fácil de entender a história.
    Bem, o importante é ler no fim das contas né ^^

    ResponderExcluir
  6. EU sou apaixonada pelos livros físicos, me concentro melhor, leio mais, entendo bem melhor a história, e pela questão de espaço, acho legal tu ler e doar/trocar obras, economiza espaço e dinheiro também! Acredito que o futuro são dos livros digitais, mas confesso que não me animo para ler!

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Olá.
    Gosto dos livros físicos pelos motivos que voce citou. Mas acabo adquirindo e lendo mais em formas de e-book mesmo. Afinal são mais baratos e mais fáceis de guardar e carregar.

    ResponderExcluir
  8. adorei sua conclusão e concordo plenamente com ela
    eu acho que o importante é vc ler e aproveitar a leitura (ou ouvir e gostar da história)
    EU tenho problemas com audiobooks, justamente por causa da distração... mas tem outra vantagem: para quem está aprendendo um idioma é uma ótima forma de acompanhar a pronuncia e aprender ainda mais

    ResponderExcluir
  9. Olá, pra mim nada supera livro físico, apesar de requerer mais cuidados e um espaço apropriado torna o ato de ler mais real e quem não ama cheirar/alisar/admirar livros na estante? Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Parabéns pelo post :)
    Eu leio mais livros digitais do que físicos, ambos tem suas vantagens e desvantagens, não creio que há melhor ou pior. ><

    ResponderExcluir
  11. Oi, Cass
    Concordo que não importa a forma com que lê, o importante é viajar nesse universo.
    É verdade que os físicos e digitais têm o lado positivo e o negativo. Mas eu ainda fico com os físicos haha

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  12. Oi!
    Gostei muito desse texto, com certeza todas as formas de leituras apresentam vantagens e desvantagens, acho que sempre irei preferir o livro física, principalmente quando tiver em promoção, mas gosto vez em quanto de pegar o e-book também para ler !!

    ResponderExcluir
  13. Eu leio tando o livro físico quanto o ebook.
    Queria muio tentar o audiobook.
    Deve ser muito bom.
    Mas ainda prefiro ter o livro nas minhas mãos.

    ResponderExcluir
  14. E-book é uma coisa maravilhosa, não ocupa espaço e ainda pode ser encontrado de graça na internet, mas o físico ainda é a minha paixão. Nada se compara a um livro na mão, o cheirinho ♥

    ResponderExcluir
  15. Oi Cass..

    Concordo que a forma de leitura é a menos importante... A forma que menos gosto é o áudio book... E-books são ótimos para lermos em qualquer lugar... Mas nada como adquirir o livro físico e dar aquela cheiradinha quando o compramos...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  16. No mundo tão tecnológico que a gente vive hoje em dia não tem desculpa para não ler um livro por ele ser caro. Eu mesma quando não tenho dinheiro vou atrás de um e-book para ler.

    ResponderExcluir
  17. Com certeza, o que vale é conhecer esse mundo incrível da leitura. Eu particularmente gosto mais do livro físico. Ótimo post.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  18. Você tem toda razão, não importa a forma como nós vamos ler, o importante é a história que a gente está lendo e apreciando.
    Eu prefiro ler livros físicos, mas quando não tem como levar um tanto de livro pra viagem por exemplo, corro já para os digitais.

    ResponderExcluir
  19. Bacana o post, realmente não há mais desculpas para não ler, um livro né, agora até ouvir podemos, eu prefiro o físico, gosto do cheiro do livro, porém ultimando tenho me aventurado em alguns e-books estou conseguindo ler, quem sabe eu me aventure em ouvir um também.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)