Sinopse 

Tudo está à espera para ser descoberto em O orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Nossa história começa com uma horrível tragédia familiar que lança Jacob, um rapaz de 16 anos, em uma jornada até uma ilha remota na costa do País de Gales, onde descobre as ruínas do Orfanato da Srta. Peregrine para Crianças Peculiares. Enquanto Jacob explora os quartos e corredores abandonados, fica claro que as crianças do orfanato são muito mais do que simplesmente peculiares. Elas podem ter sido perigosas e confinadas na ilha deserta por um bom motivo. E, de algum modo, por mais impossível que pareça, ainda podem estar vivas.
A primeira vez que vi esse livro, de cara tive muita vontade de ler. Como uma romântica nata, quis expandir meus horizontes de gêneros literários e dar oportunidade para outros livros. Quando vi O Orfanato [...] pensei que ele seria uma história de terror/suspense que me faria tremer os dentes, mas não é nada disso. O livro é uma fantasia/aventura que tem por protagonista e narrador, o rapaz de nome Jacob.

Jacob é um garoto de 16 anos que cresceu ouvindo as histórias fantásticas do seu avô Abraham Portman sobre o Orfanato onde ele viveu por muito tempo e que deixou para ir lutar na Segunda Guerra Mundial. Quando criança, Jacob acreditava veemente nas histórias de seu avô, mas quando cresceu passou a pensar que essas histórias eram apenas resultados dos horrores que o “vovô Portman” viveu na segunda guerra mundial.

Quando uma tragédia na família acontece, Jacob começa a ter muitas dúvidas na cabeça e para obter respostas e a certeza de que não está ficando louco nem imaginando coisas, decide ir até o lugar onde Abraham, seu avô, passou quando criança. Ele queria ter certeza de que as histórias que ouvia eram apenas fantasia e decifrar “um enigma” que seu avô deixou.

Meu primeiro contato com esse livro foi maravilhoso. Como falei no primeiro vídeo do canal (aqui), comecei a ler com meu namorado, mas ele me deixou a mercê da leitura solitária e eu tive que por algumas outras leituras em dia antes de poder dedicar minha atenção a este livro. Li bem rápido, mas não tanto quanto gostaria.

O orfanato [...] traz uma história incrível de fantasia que vai te prender do início ao fim. Com fatos que ocorrem no tempo certo, ou seja, nem enrolam pra acontecer e nem caem de paraquedas na história, o livro consegue trazer além de um “Q” de mistério, muita aventura e sem dúvida te deixa ansioso para saber o que acontece no decorrer de cada página.

A história em si não deixou nada a desejar. É uma fantasia brilhante, diferente de tudo do gênero que temos espalhado por aí e é tão real que é como se realmente existissem crianças peculiares bem do seu lado. As fotografias presente no livro o deixaram mais completo ainda. Fez realmente “visualizarmos” a história e os momentos narrados, além de avultar nossa imaginação para o mundo de Ransom Riggs.

Eu adorei o livro e me arrependo de ter enrolado tanto para pegá-lo da estante. A narrativa é sensacional e sem dúvida deixa um gostinho de “quero mais”, principalmente por conta do final do livro. A única coisa triste é que eu (ainda) não tenho a sequência (Cidade dos Etéreos) então estou comendo unhas e imaginando mil e uma coisas que possa ter acontecido no segundo volume da trilogia. Estou ansiosíssima pra conseguir completar essa série e ler os outros dois volumes restantes!

Super recomendo. O livro é (como a Rapha adora dizer) MARAVILHOSO e tenho certeza de que vai prender a quase todos como prendeu a mim!


23 Comentários

  1. Como você, pensei que esse livro é uma história de horror/suspense por isso que nunca me interessei em lê-lo, muito menos em ler apenas a sinopse. Mas quando vi o trailer do filme, meu coração não aguentou. Achei tudo muito interessante, sem terror, algo tão fantasioso e delicado.
    Não havia pensado que a aventura de Jacob começou por causa do avô, simplesmente cogitei que ele achou um orfanato e decidiu entrar para vê o que havia lá, mas como estava enganada.
    Obrigada, Kaah. Você me fez realmente querer ler esse livro ♥

    ResponderExcluir
  2. Acho que uma coisa que muita gente pensa quando vê é que é livro de terror. Eu achava e que surpresa foi ver resenhas e opiniões sobre ele depois. Quando vi que a história não era nada do que pensei já me deu aquela vontade enorme de conferir, porque vi muita gente adorando e o livro parece ser ótimo mesmo. Gostei dessas misturas dele e achei tão legal as imagens que tem também. Dão uma graça a mais para a história. E tomara que não deixe nada a desejar mesmo, porque adoraria ler e tenho altas expectativas com essa história.

    ResponderExcluir
  3. Ainda não li o livro e nem assisti ao filme, mas mais por falta de tempo e dinheiro do que por qualquer outra coisa, adoro essa história e até hoje só vi elogios de quem já leu a obra

    ResponderExcluir
  4. Eu li esse livro por acaso e fiquei encantada pois não dava nada pra ele, ainda não vi o filme e em quero pois acho que nunca fica legal!
    Beijos 😘
    Minhas Inspirações

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li o livro pois vejo muitos comentários negativos sobre ele. Por isso acabo adiando a leitura por receio de me decepcionar. Mas pretendo pegar o livro para ler antes de ver o filme (que eu também ainda não vi hahah) Adorei a resenha! Beijos

    ResponderExcluir
  6. Oi, Kaah...
    Sou louca para ler esse livro... É bom quando somos surpreendidos positivamente por uma obra que por algum motivo adiamos a leitura... Sei que é um livro cheio de mistérios e traz fotos incríveis!!! Adorei sua resenha e já quero me aventurar nessa leitura para conhecer de perto Jacob e saber o que realmente se passa nesse orfanato... Ah, também estou doida para assistir à adaptação, apesar de saber que houveram algumas mudanças significativas... Parabéns pela resenha...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  7. Gostei da sua resenha, mas diferente de você eu não gostei nada do livro. Achei que o autor se perdeu muito ao desenrolar a trama :( Por outro lado, adorei as fotografias, deu um ar mais sombrio ao livro! Ao todo não achei o livro mil maravilhas, mas também não é ruim.
    Beijos

    https://devaneiosdeinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Pela capa e ilustrações do livro que vi por aí também achei que fosse terror, e quando fui assistir ao filme fui com medinho do que iria encontrar. Mas gostei de ser surpreendida e descobrir que a história não era nada daquilo que eu imaginei.
    Ainda não li ao livro, mas ele está na lista de desejados.
    Adorei a sua resenha. Me deixou com ainda mais vontade de conhecer a obra.

    ResponderExcluir
  9. Eu já li resenhas maravilhosas, tecendo elogios, mas sabe quando a história não te prende? No começo tbm achava que era um terror pela capa, amo fantasia e fiquei feliz em saber que é, mas ainda assim falta alguma coisa para realmente querer ler sabe? rsrs leitor é um ser complicado rs

    ResponderExcluir
  10. Oi, Kaah
    Eu confesso que não tenho muita vontade de ler esse livro, mas é incrível como todas as resenhas que leio o elogiam bastante. DE fato, parece ser mesmo uma ótima leitura. Quem sabe futuramente eu me anime mais.
    Que bom que gostou e espero que goste da continuação também.

    Blog Livros, vamos devorá-los

    ResponderExcluir
  11. Esse livro sempre me pareceu das trevas (culpa da capa),mas quando iniciei a leitura percebi que estava totalmente enganado e também me perguntei o porque de não ter lido antes. Beijos.

    ResponderExcluir
  12. Oi, Kaah!!
    Ganhei recentemente esse livro, só que ainda não li. Mas sem dúvida vou ler esse livro, pois estou muito curiosa sobre essa história.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  13. Nossa! O quanto eu tenho ouvido falar desse livro, parece ser o novo queridinho do meio literário, e claro que quero ler para poder dar também minha opinião.
    Acho que muita gente pensa se tratar de um livro de terror, devido a capa ser cinza e ter essa criança solitária ao centro.

    ResponderExcluir
  14. Kaah!
    super aventura vivida por Jacob através da orientação de seu avô.
    O livro e a série anda bem badalada e não quero perder essa leitura, principalmente porque tenho muita curiosidade em saber o significado das fotos.
    Desejo uma semana de luz e paz!
    “A dúvida é o princípio da sabedoria.” (Aristóteles)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  15. Oi, tudo bom?
    Gostei da resenha, o livro pelo visto é muito bom, estou curiosa para ler, realmente quando vemos a primeira vez, temos a impressão de que é terror, espero poder ler em breve e que eu goste da leitura, já vi a adaptação do livro, e achei legalzinho.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  16. Oii Kaah,nossa eu tb jurava que esse livro era mais no estilo de terror e levar sustos a cada página,tô passada que as coisas não são bemmm assim! Pela sua resenha o livro deve ser bem intrigante mesmo,e fiquei curiosa que na sinopse dá uma pista de que essas crianças não estão lá apenas por serem orfãns e sim por outro motivo.

    Mas sabia que preferiria que o livro fosse mais de terror/suspense do que de fantasia?! Não curto de jeito nenhum fantasia :/ Mas de qualquer forma parece ser muito interessante,e se saísse o filme dele (se não me engano têm ou vai ter),aí sim eu assistiria,pois meu gosto p/ leitura e filme é bem diferente kkkk

    Bjs

    ResponderExcluir
  17. Quando eu ouvi falar da história e via capa eu também pensava que fosse uma história de muito terror, mas realmente é bem diferente do que isso.
    Estou há um tempo querendo conhecer a história dessas crianças e da Sta. Peregrine em livro, porque o filme já tive oportunidade de ver e gostei muito!

    ResponderExcluir
  18. Eita, é tão angustiante quando você acaba o livro e quer saber mais mas ainda não tem o segundo livro! Eu te entendo! Tenho esse livro na estante mas até agora não li, vou pegar ele pra ler ainda esse mês e acho que vou pensar o mesmo que você em porque não ter lido antes, porque não é possível que essa história não seja boa.

    ResponderExcluir
  19. Apesar de ainda não ter lido a série, já li várias resenhas legais e não me lembro de nenhuma negativa. No começo, tudo se parece muito com X-Men, só que com crianças. Confesso que já me bate uma angustia logo nas capas, com esses fotos com crianças, tudo muito macabro hahahahaha
    Queria mesmo era ver a adaptação, mas que houveram muitas mudanças e até mudaram alguns poderes, aí desisti.

    ResponderExcluir
  20. ah eu estou louca para ler esse livro
    e depois dessa resenha dizendo que ele é maravilhoso
    eu estou pensando pq eu ainda não comecei a ler, acho que um dos motivos é que eu quero ter a série toda para começar...

    ResponderExcluir
  21. Oi!
    Estou doida para ler esse livro, quando vi ele primeiro também achei que seria uma historia de terror, puxado para o suspense, mas acabei me surpreendendo quando li as resenhas, estou com ele parece ser é está faltando só tempo para finalmente iniciar essa leitura !!

    ResponderExcluir
  22. Aonde eu vou eu vejo esse livro.
    Ainda não li, mas muita gente está falando dele.
    Quero ler agora!

    https://minisaiajusta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Também pensava que este livro era de terror, mas minha amiga que tinha lido bem antes do lançamento do filme me disse que não, então desde sempre tive vontade de ler, porém ainda não o fiz. Gostei da sua resenha, deu para ver que o enredo é realmente muito cativante, ainda não assisti ao filme pois quero ler o livro primeiro. Ótima resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)