Se eu puder definir esse livro em uma única palavra será Surpreendente. Quando peguei esse livro para ler, sabia o quanto havia dividido opiniões, então não fui com expectativa demais, nem de menos. Estava preparada para ser surpreendida. E foi exatamente isso o que aconteceu.

Antes de tudo, é preciso dizer que este é um livro com uma leitura densa, então você nunca conseguirá absorver todo o seu conteúdo para entender o que a autora quis passar se for devorá-lo em 5 dias. É uma leitura lenta e, por vezes, chata. Mas se você for paciente garanto que vale muito a pena, apenas por ler algo completamente diferente daquilo a que estamos acostumados.

No livro conhecemos a história de vários personagens, de classes sociais diferentes, habitantes da pequena cidade de Pagford. O livro começa com a morte de uma figura política bastante importante no vilarejo: Barry Fairbrother. O que desencadeia uma briga entre os moradores para saber quem vai ocupar sua cadeira no conselho.

No meio disso tudo temos a guerra entre as classes sociais: as famílias ricas e mais antigas de Pagford contra os pobres que vivem na periferia da cidade, um subúrbio dominado por viciados, mães adolescentes e criminosos de todas as espécies. Isso sem mencionar os dramas familiares, as brigas dos adolescentes com os seus pais, as relações entre alunos e professores... E isso foi o que mais me admirou no livro, J.K conseguiu colocar todo o realismo e diferenças sociais nas páginas desse livro. Coisas das quais sempre ouvimos falar com uma realidade cruel, tal como acontece na vida real.

É uma trama política, e por esse motivo muitos podem achar o livro chato, mas se você procura algo diferente e realista, indico esse livro. Apenas vá com a mente aberta e não espere nada da magia encontrada nos livros que consagraram essa autora. Aliás, esse livro serve para mostrar que a J.K é mágica com as palavras independente do gênero a que se proponha escrever. 




30 Comentários

  1. Confesso que não sou a maior fã da autora, exatamente por causa de Harry Potter. Não gostei da leitura dos livros, e também não curto muito os filmes. Essa história nunca me chamou atenção. Apesar de ser um romance policial, não tenho paciência para leituras muito lentas, várias vezes já desisti de livros por isso.Trama com política são complicadas pra mim, porque não é um tema que me interessa.

    ResponderExcluir
  2. Estou bem preparada para ler esse livro. Mas, como você disse, vou ler aos poucos e moderadamente para poder captar cada detalhe que a autora tenta nos passar.
    Ainda não li nenhum livro dela e acredito que começar por esse seja uma ótima pedida.
    Feliz em saber que a obra é surpreendente, porque não poderia ser menos que isso.

    ResponderExcluir
  3. Oi Cassia!
    Uma amiga leu e se decepcionou um pouco com a trama. Como você disse, é uma trama policial, e logico que seria devagar em alguns momentos. Eu prefiro ficar com a Rowling da fantasia. Essa nova onda dela de escrever policial não faz meu tipo.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  4. Surpresas? Eu adoro surpresas! Amei muito a capa desse livro, espero ler em breve! Bjão

    ResponderExcluir
  5. Um dos grandes problemas das pessoas não gostarem desse livro é que elas vão pensando muito na saga Harry Potter. Sabemos que a saga é e sempre será extremamente marcante na vida da autora, mas, como você disse, quem for ler esse livro, tem que se desprender o máximo dela. Gostei de saber que esse livro te surpreendeu. Apesar de não apreciar muito uma trama mais densa, quero ler para poder conhecer esse novo lado da autora.

    @_Dom_Dom

    ResponderExcluir
  6. Oi, tudo bom?
    Adorei a resenha, ainda não li ao livro, e nem sei se irei ler, pois me acostumei com Harry Potter hahahaha e não sei se esse novo livro da autora irá me agradar muito, mas quem sabe mais para frente eu venha a dar uma chance ao livro, pois eu gosto de tramas policias.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  7. Eu ainda não li nada da autora, e apesar de ter amigos que a amam seus livros não conseguem me chamar a atenção. Pra se ter uma ideia não li nem Harry Potter ainda.

    ResponderExcluir
  8. Oi Cássia,
    Acho que por causa de tantos comentários negativos sobre esse livro, desenvolvi aversão a ele O.o
    De qualquer forma, não são todos os livros realistas que eu curto.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  9. Livros que tratam de política não agradam muitas pessoas.
    Eu li inúmeras resenhas e realmente as opiniões são divididas.
    Fiquei feliz em ler uma resenha mega positiva.
    Eu fiquei com vontade de ler. E já estarei preparada, lerei com calma e apreciarei cada momento ;)

    ResponderExcluir
  10. Bom dia flor!
    Comecei a ler esse livro semana passada, mas deixei de lado pra ler "pequenas grandes mentiras", e assim que terminar volto pra ele. Pelas poucas páginas que li achei a leitura lenta, mas não posso dizer que é um livro ruim, afinal há livros pra todos os gostos!

    Beijos 😘
    Minhas Inspirações por Sara Menezes

    ResponderExcluir
  11. Achei interessante, me senti atraída exatamente por ser uma trama política, as vezes temos que deixar a fantasia um pouco de lado para refletir sobre nossa realidade, e acho que esse livro, pelo que você falou, pode ajudar a despertar nosso senso crítico :)

    Blog aboutbooksandmore.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Fiquei muito interessada na história do livro, a muito tempo venho querendo ler esse livro da Jk Rowling. Espero que esse ano eu consiga!!
    eijoss

    ResponderExcluir
  13. Cass, esse não é um livro que eu leria, particularmente. Leio os livros para sair do caos que é esse mundo, e saí de um e entrar em outro não é comigo. Além de que por ser um livro que demoraria muito até chegar no estopim isso me cansaria e faria eu deixá-lo de lado; além da riqueza de detalhes e personagens, tornando a leitura ainda mais atenciosa e lenta.
    Contudo, daqui um tempo, com a cabeça mais madura, com certeza daria uma chance para esse livro.

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cass
    Esse livro dividi mesmo opiniões. Dependendo do livro eu até gosto de narrativas densas e com tramas políticas. Por isso leria o livro sem problemas. Nunca li nada da autora, mas gostei das suas últimas palavras na resenha. Quem sabe eu leia um dia.

    ResponderExcluir
  15. Acho que vi tanta gente decepcionada porque esperou algo no estilo que já conhecia. Aí foram com aquela ânsia de pegar um livro da autora e não acharam a mesma coisa de sempre. Pelo jeito dele acho que iria gostar porque gosto desse tipo de trama. E é bem interessante ler algo diferente dela. Poderia me surpreender também...

    ResponderExcluir
  16. Olá, apesar de amar J.K. Rowling devo passar esse livro pois tramas políticas raramento chamam a minha atenção. Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Muitas opiniões diferentes mesmo a respeito desse livro, para ser bem sincera nunca me chamou atenção, prefiro leituras mais ágeis e leves, não curto muito tramas políticas, mas...nunca diga nunca.

    ResponderExcluir
  18. Cass!
    Tudo que vem da autora é sempre uma boa leitura.
    Já tive oportunidade de ler esse livro e gostei muito porque aborda as guerras entre as classes sociais e toda trama que tem nos bastidores da política.
    Livro ótimo!
    “O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida.” (Cora Coralina)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de JANEIRO dos nacionais, livros + BRINDES e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  19. Menina, quantos livros são esses aí atrás? <3 Adorei a resenha, ainda não tive a oportunidade de ler nenhum livro dessa autora (nem o famosos HP!, acredita?).
    beijão!

    https://devaneiosdeinverno.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Hummm,a autora de Harry Potter,série a qual não sou fã,pois não faz meu estilo de leitura (que é de livros românticos)..Não curto fantasia :/ Mas enfim,esse livro já vi rodando no Skoob,mas nem tinha me dado ao trabalho de ler a sinopse,então nuncaaa que iria imaginar que seria uma trama centrada na política :o Pelo visto a autora saiu bastante da sua zona de conforto,se for comparar com Harry Potter, por exemplo,e isso mostra a versatilidade do autor...Quando ele é bom,arrasa em qualquer estilo não é mesmo?!!

    Que bom que vc já avisa que as vezes a leitura dá uma amornada,mais que vale a pena,mesmo a ritmo lento,ler esse livro!
    Bjss

    ResponderExcluir
  21. Desde o lançamento eu também vejo opiniões divididas sobre o livro. Sei o quão famosa é a JK e que sua escrita sempre traz algo de surpreendente a história. Mas não foi um livro que me deixou muito animada, talvez por eu não estar no momento de ler leituras diferentes e mais realista.

    ResponderExcluir
  22. Oi Cass.
    Não sou muito de ler livros políticos, ou que a escrita puxem para este lado. Então não fiquei nem um pouco interessada nessa obra. Nem mesmo se tratando de um livro da dica J.K.

    ResponderExcluir
  23. Realmente ser sobre uma trama politica parece bem chato.... E como não sou nada paciente, passo esse livro, mesmo sendo da JK

    ResponderExcluir
  24. Eu nunca li um livro da J.K. fico até triste por isso. Todas as resenhas que leio dos livros dela são positivas, elogiam sua arte de escrever e conseguir passar as informações necessárias para fazer com que o leitor fique preso ao livro do começo ao fim. Fiquei com vontade conhecer toda essa guerra entre classes sociais.

    ResponderExcluir
  25. Bom, nunca li nada da JK. O enredo tem um tema bem atual, política, e até a velha e conhecida desigualdade social. Quero mesmo é acompanhar a adaptação da BBC.

    ResponderExcluir
  26. Oi Cass...
    Acredito que essa leitura divida opiniões pelo fato de se tratar de uma trama política. Confesso que esse tipo de leitura não me atrai não... Quem sabe mais pra frente dê uma chance a esse livro...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  27. eu ainda não li esse livro
    eu gosto muito do HP e achei bem interessante a coragem da JK de ir para um tipo totalmente diferente (que eu sou fã) mas ainda não tive oportunidade de ler.. e depois dessa resenha que vc disse que o livro é surpreendente eu fiquei ainda mais curiosa

    ResponderExcluir
  28. Oi!
    Assim que vi esse lançamento da J.K fiquei bem interessada, mesmo sendo bem diferente dos livros dela que já li, mas depois que um amigo meu leu e me falou um pouco sobre o que era a historia, vi que esse não é um livro que irei gostar, mas para quem gosta parece ser uma leitura muito interessante, com historias bem profundas e cheia de significado !!

    ResponderExcluir
  29. Mesmo as pessoas falando que não gostaram desse livro..eu ameii;
    Gostei como o livro foi diferente. A história eu achei super bem desenvolvida.

    https://minisaiajusta.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  30. Tenho muita vontade de ler este livro. Fiquei bem curiosa com o mistério, e sobre a leitura ser meio lenta e densa é normal em livros deste gênero, então é claro que quero conferir a obra. Amei a dica e a resenha.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)