O apito estridente do respirador não deixava dúvidas. Seu pulmão havia se cansado. Seu coração havia parado. Depois de 3 meses de luta contra um câncer devastador, seus dias chegaram ao fim.

Assisti ao trabalho da equipe médica ao tentar reanima-la sabendo que seria em vão. Estava tão atordoado que nem notei quando me levantaram da cadeira e me tiraram da sala de UTI onde eu e a mulher que havia sido a minha companheira a vida inteira estávamos, travando mais uma batalha. A única que não conseguimos vencer.

Estávamos juntos há 54 anos. Eu a conheci quando éramos ainda crianças, em Salvador e juntos viemos para Brasília em busca de uma vida melhor, na época da construção da nova capital do país. Passamos dificuldades, passamos fome, mas a fé inabalável dela nos mantinha em pé e eu nunca duvidei que encontraríamos aquilo que viemos buscar: Um lugar bom para nossos filhos. Um lugar onde pudéssemos construir nossa história.

Tivemos um lindo casal, hoje criados e donos das suas próprias famílias. Eu fiquei devastado quando recebemos a notícia do seu câncer. Como uma mulher saudável, que se cuidava e fazia check ups sempre, que nunca pôs um cigarro na boca acabava com um câncer no pulmão? Eu não aceitei. Eu chorei, e perguntar a Deus o que uma mulher tão boa fez pra merecer isso.

– Não chora. – Dizia ela todas as vezes que via meus olhos marejados – Eu não tô chorando. Se Deus permitiu que isso acontecesse é porque há um propósito. Eu aceitei. Você deve fazer o mesmo.

Mulher forte. Mulher guerreira. Mesmo em meio a morte, não reclamou, não blasfemou. Eu a admiro. Ela é minha heroína. Minha melhor amiga. Minha companheira. Minha vida.

– Senhor Manoel – chamou uma enfermeira, tirando-me de meus devaneios. – Sinto muito.

Houve uma série de explicações e termos médicos sobre o que a levara a óbito, mas eu não escutei mais nada do que a enfermeira disse. Meu mundo deveria ter ido ao chão naquele momento, mas meu coração estava em paz, porque eu sabia que agora ela estava em paz.


E algum dia nos encontraríamos novamente.


19 Comentários

  1. Uau.
    Palavras profundas.
    Não sei se conseguiria reagir como o Manoel ao ver minha amada definhando dessa forma e nem sei se conseguiria aceitar ter meu fim por uma doença tão terrível. Mas gostei do conto. Apesar de curtinho, é de uma profundidade gigantesca.

    ResponderExcluir
  2. Viver tanto tempo com uma pessoa e, de uma hora para a outra, ela não estar mais ali. Um texto tão pequeno, mas cheio de significados.

    ResponderExcluir
  3. Ai gente, muito triste esse conto. E depois de tanto tempo junto com alguém assim...é de dar um aperto no coração só de pensar =(

    ResponderExcluir
  4. Que lindo conto, amei!!
    Triste qdo em menos de segundo as pessoas q mais amamos se vão....
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Nossa que conto mais emocionante. Achei uma linda história. É tão maravilhoso saber que nem a morte separa um casal que se ama.
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Oi Cass.
    Que coisa mais linda, adorei o conto.
    Meus olhos estão cheios d'água, verdade nem mesmo a morte pode separar um amor verdadeiro, simplesmente incrível.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Cass!
    Tem coisas inexplicáveis mesmo...mas cabe a nós aceitarmos os desígnios divinos e seguirmos nossa jornada, mesmo com todo amor..
    Adorei seu insigth.
    “O saber é saber que nada se sabe. Este é a definição do verdadeiro conhecimento.” (Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de FEVEREIRO, livros + KIT DE MATERIAL ESCOLAR e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Por que fazer a gente chorar, Cass ?
    Me emocionei pela história deles, é muito triste, mas de amor, e união, até o fim da vida... Amei a resenha !
    Abraço !

    ResponderExcluir
  9. Nossa, Cass, muito lindo e emocionante o conto! É sempre muito dificilmente perder aqueles que amamos e não é todo mundo que que fica com o coração em paz ao perder alguém como o Senhor Manoel ficou :(

    ResponderExcluir
  10. Conto pequeno , triste e ao mesmo tempo consolador, muito bom!

    ResponderExcluir
  11. Oi Cass. Apesar de triste, achei lindo o conto! Beijos

    ResponderExcluir
  12. que conto mais lindo né?
    triste, mas ou mesmo tempo feliz é aquele que tem alguém para passar tanto ao lado dele
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Eu choro nesses contos!
    Palavras super profundas que tocaram muito comigo!
    Genti. Vou reler até de novo pq foi muito bom!
    Que coisa maravilhosa!

    ResponderExcluir
  14. Textos sobre pessoas com câncer e outras doenças em geral, sempre são profundos e reflexivos, esse me fez pensar sobre: ''estou ou não aproveitando a vida?''
    Adorei a sua narrativa nesse pequeno texto, que venham muitos pela frente.

    ResponderExcluir
  15. Que conto lindo! E um pouco triste também, e realmente da um aperto no coração só de me imaginar na pele do Manoel.
    Parabéns pelo texto, é muito bonito!

    ResponderExcluir
  16. Que lindo conto, parabéns, história linda e emocionante.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  17. Apesar de triste, gostei do conto.
    Todos sabemos que estamos aqui de passagem, o que nos conforta muitas vezes é acreditar que teremos um reencontro

    ResponderExcluir
  18. Oi!
    Esse conto acaba nos trazendo um grande carga de sentimentos, ele é lindo, triste e ao mesmo tempo acaba sendo uma historia de conforto e amor, adorei !!

    ResponderExcluir
  19. Oi Cass...
    Mais um conto lindo seu que me emociona profundamente... Consegui imaginar cada cena conforme fui lendo... Parabéns...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)