Título original: If I Stay
Editora: Novo Conceito
Ano: 2013
Páginas: 224
Compare e Compre: Físico | Digital

Sinopse: A última coisa de que Mia se lembra é a música. Depois do acidente, ela ainda consegue ouvir a música. Ela vê o seu corpo sendo tirado dos destroços do carro de seus pais mas não sente nada. Tudo o que ela pode fazer é assistir ao esforço dos médicos para salvar sua vida, enquanto seus amigos e parentes aguardam na sala de espera... E o seu amor luta para ficar perto dela. Pelas próximas 24 horas, Mia precisa compreender o que aconteceu antes do acidente e também o que aconteceu depois. Ela sabe que precisa fazer a escolha mais difícil de todas. 


Se eu ficar pode ter conquistado vários corações quando foi lançado, mas o meu não foi um desses. Tanto que esperei até agora para lê-lo.

O livro conta a história de Mia, uma adolescente musicista que está no último ano do ensino médio e se prepara para ir a faculdade. Ela tem uma melhor amiga, um namorado perfeito, pais que a amam e um irmãozinho pra atazanar sua vida. Uma vida típica e comum. Mas, certo dia, em uma viagem de carro tudo isso muda. Mia e sua família sofrem um terrível acidente e ela entra em uma experiência extracorpórea durante seu coma.



O livro é narrado em primeira pessoa pela Mia, e acompanhamos os passos do “espírito” dela enquanto tenta tomar a difícil decisão entre partir ou ficar. E o livro é basicamente isso. Indagações intrínsecas a respeito dos motivos dela para ficar (Adam, seu namorado) ou os motivos para partir (seus pais mortos).

Não consegui gostar do livro, mas a leitura não foi de todo ruim. A escrita da autora é fluída e conseguimos ler os capítulos rapidamente. Não consegui me conectar com a história, mas gostei da originalidade do tema, pois não me lembro de ter visto nenhum outro livro que abordasse esse assunto.


No geral é uma leitura agradável e fluída. Se você gosta de livros de romance, com uma temática forte abordada de uma maneira leve, este é um livro que você deve ler. Para mim, não colou. Mas espero ler outros livros da autora. 


23 Comentários

  1. Oi Cass...
    Não tive e oportunidade de ler o livro ainda... Apenas assisti ao filme... Não foi nada que realmente prendeu minha atenção e já vi muita gente que não gostou do livro justamente por apresentar uma protagonista um tanto quanto fraca que coloca apenas o namorado na frente de qualquer coisa... Confesso que não tenho vontade de ler o livro...
    Beijinhos...

    ResponderExcluir
  2. Oi Cass.
    Uma pena que não conseguiu se conectar com os personagens, eu confesso que nunca tive curiosidade para ler esse livro, desde o começo sabia que essa não é uma leitura para mim, gostei de saber que a leitura é fluída mas sinceramente não funcionaria para mim.
    Bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oii!

    Eu li os dois livros e assisti ao primeiro filme. Gostei da história, mesmo cheia de dramas, achei muito boa. O filme é tão bom quanto o livro e o segundo livro é bom, mas nem tanto. Que pena que não curtiu a história, mas faz parte.

    beijos

    Participe do sorteio e concorra a três livros incríveis.

    www.mecontanoblog.com

    ResponderExcluir
  4. Eu tenho curiosidade para ver como ela enxerga a vida pelo coma e se decidi voltar. Até tentei ver o filme mas não me prendeu, apesar de não ter rolado tanto pra vc ainda quero ler

    ResponderExcluir
  5. Oi, Cass!!
    É uma pena que você não tenha gostado tanto dessa leitura!! Como não li esse livro não tenho uma opinião formada sobre esse livro. Mas gostei da sinopse dele!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  6. Oi, Cass!
    Eu tinha uma visível curiosidade nessa leitura logo que ela foi lançada e o burburinho começou entre tantos leitores. Realmente é amada por muitos, mas ainda que eu tenha visto o filme e me emocionado, sim, principalmente com relação à família da protagonista e sua perda, já não me vejo mais lendo esse livro porque, ao menos na adaptação, não me apeguei à relação dela com o Adam, sequer gostei do personagem, sendo bem sincera, rs, então acho que não me envolveria tanto com a leitura, enfim. Mas é realmente uma temática interessante de ser abordada como foi pela autora.
    Beijos!

    ♥ Sâmmy ♥
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br ♥

    ResponderExcluir
  7. Cass!
    Já li o livro e o que mais me deixou incomodada é o fato da dúvida cruel e eterna dela, o que deixa o livro um tanto lento, mas como falou, não é uma leitura de toda ruim, é de fácil leitura e a escrita da autora é muito boa.
    Já assisti o filme também...
    Desejo uma ótima semana !!
    “Se sabemos exatamente o que vamos fazer, para quê fazê-lo?” (Pablo Picasso)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    TOP Comentarista de MARÇO, livros + KIT DE PAPELARIA e 3 ganhadores, participem!

    ResponderExcluir
  8. Oi Cass,
    Este livro, realmente é um divisor de águas. No meu caso gostei bastante da leitura, mas já fiz ela há algum tempo, talvez se eu fosse ler hoje, não curtiria tanto assim. Gosto da proposta da autora para a história, pois nos trás um ponto de vista diferente sobre uma tragédia. O dilema que a Mia tem que enfrentar é algo que pode ser aplicado na vida de qualquer pessoa em escolhas que fazemos no dia-a-dia e não só na leito de morte. Acredito que a autora quis retratar bem mais do o que nos é apresentado no livro!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Cass!
    Eu só vi o filme, gostei mas nada demais. Me emocionei bastante nas cenas com o irmãozinho pois eu mesma tenho um e se algo acontecesse com ele eu não ia aguentar. Tinha vontade de ler o livro logo depois de ver o filme, mas essa vontade passou kk

    Uma pena que você não tenha gostado!!

    BJS

    ResponderExcluir
  10. Que pena que não conseguiu gostar tanto da história.
    Quando peguei pra ler eu fiquei o dia todo lendo esse livro de tão desesperada pra saber o final dele. Quase nunca faço isso de ler um livro em um dia, mesmo que seja pequeno. Esse me deixou muito envolvida e gostei da história.
    Vai ler a continuação?

    ResponderExcluir
  11. Olá, Cass!
    Eu já li e assisti Se eu ficar, e amei muito (não é por que chorei nos dois)... Não entendi como você não gostou, é uma história linda, bem complicada de se entender também.
    Amei a resenha e triste por você não ter gostado.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  12. Eu quero muito ler esse livro!
    Parece ser interessante e já ouvi falar muito dele.
    Ainda não li e nem vi o filme!
    Vou ler e só depois assistir ao filme!
    Mas você não gostou, então talvez eu num goste tbm, mas vou tentar!

    ResponderExcluir
  13. Não li esse livro, não fiquei muito entusiasmada quando ele foi lançado e até agora nada mudou, ainda continuo sem interesse de lê-lo.
    Obrigada pela resenha.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  14. Oi, Cass!
    Que pena que você não curtiu a leitura... Se eu ficar foi o primeiro livro da Gayle Forman que li e amei a leitura, gosto da escrita fluída da Gayle e fui logo lendo a sequência de Se eu ficar, que eu acabei não curtindo tanto, mas valeu a pena... Ainda não assisti ao filme mas pretendo futuramente.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  15. Apenas assisti ao filme e quero muito ler o livro porém ainda não o fiz. Pela sua resenha pude perceber que o filme foi bem fiel ao livro, ainda quero entender melhor a trama, por isso pretendo ler o livro. Uma pena você não ter gostado, acho que vou gostar. Gostei da resenha e dica.
    Abraço!
    A Arte de Escrever

    ResponderExcluir
  16. Oi! Também não gostei desse livro de cara, mas resolvi dar uma chance a ele. Comecei a ler uma amostra da Amazon se bem me lembro, mas acabei abandonando porque achei muito chato.
    Dizem que o filme é melhor...
    De qualquer forma, Eu estive aqui da mesma autora é bem bom!

    Duas Leitoras - no Top Comentarista de Março você pode escolher entre 4 livros!

    ResponderExcluir
  17. Eu gostei bastante do livro, houve bastante elogios e também criticas sobre ele.
    Mas eu gostei, não é minha melhor leitura. Só não gostei do inicio, o acidente acontece rápido demais, tirando achei legal

    ResponderExcluir
  18. Assisti primeiro o filme para depois ler esse livro, confesso que achei o filme melhorzinho, acho que ele traz um drama que a história pede e que no livro não foi possível trazer, a autora basicamente narra os fatos, sem colocar um sentimento mais profundo e quando está para vim aquele momento tenso, a autora corta para um flashback, tirando o clima da história, o livro é bom, mas também achei que não foi um dos melhores.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  19. Acho Gayle um tantinho mórbida em suas histórias. Não consegui gostar da história, não consegui gostar da adaptação. E como vc bem citou, os questionamentos, o monólogo, da personagem são irritantes.

    ResponderExcluir
  20. oie!

    questão de gosto é uma coisa engraçada, né?
    eu gostei muito desse livro e justamente a parte mais dos questionamentos dela, pq eu fiquei me perguntando se eu ficasse na situação dela o que eu faria? tá não foi o melhor livro que eu já li, mas curti tanto que li outros livros dela...

    ResponderExcluir
  21. Cass,livros onde o protagonista fica em coma não me atraem muito,justamente por essa miríade de pensamentos que ele fica,para mim é confuso e abstrato sabe,toda essa incerteza dela se se entrega a morte ou fica viva não sei se me agradaria... Assisti esses dias um filme onde um garoto fica em coma,e apesar de não ter odiado o filme,achei tudo tão confuso,e por isso digo que dificilmente leia um livro desse tema,não me agrada. No mais,eu adoro a atriz,mas desde quando lançou não me interessei,mesmo com o grande apelo e sucesso que fez...
    Bjs

    ResponderExcluir
  22. Oi, Cass.
    Assisti ao filme e não gostei muito. Achei meio bobinho, sabe? E por este motivo nunca me interessei em ler o livro.
    Que bom que a leitura conseguiu te agradar ao menos um pouco, mas para mim não funcionaria.

    ResponderExcluir
  23. Apesar de gostar bastante de romances, esse foi um que não funcionou para mim. Gostei do filme E se fosse verdade e imaginei que encontraria um romance divertido nesse livro igual no filme, mas me decepcionei pois o livro é mais um drama adolescente.

    ResponderExcluir

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Se tiver um blog, deixe o link que visitaremos assim que possível ;)